window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Paulo Emilio', 'page_url': '/poder/permanencia-de-lupi-a-frente-de-ministerio-depende-de-avaliacao-politica-diz-luiz-marinho' });
TV 247 logo
      HOME > Poder

      Permanência de Lupi à frente de ministério depende de avaliação política, diz Luiz Marinho

      Ministro do Trabalho afirma que governo Lula tem diretrizes para apurar e resolver fraudes no INSS e que Carlos Lupi tem as ferramentas para agir

      O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi fala durante lançamento do cartão Meu INSS Vale+ em Brasília - DF - 28/11/2024 (Foto: Bruno Peres/Agência Brasil)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Em declaração feita durante ato do Dia do Trabalhador, em São Paulo, nesta quinta-feira (1), o ministro Luiz Marinho (Trabalho) afirmou que a continuidade de Carlos Lupi no comando do Ministério da Previdência Social será definida com base em critérios políticos, e não apenas pela análise de sua responsabilidade direta na crise das fraudes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). As informações são da Folha de S. Paulo.

      A situação de Lupi se agravou após a deflagração da operação Sem Desconto, realizada na última quarta-feira (23) pela Polícia Federal em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU). A ação apura irregularidades em descontos aplicados sobre aposentadorias e pensões, e culminou na demissão do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. Desde então, o titular da Previdência ou a enfrentar pressão crescente no governo e no Congresso.

      Marinho evitou emitir juízo de valor sobre a permanência de Lupi, mas destacou que decisões dessa natureza envolvem o equilíbrio político no Executivo. "A continuidade de um ministro muitas vezes a pela avaliação política, não simplesmente se o ministro tem culpa ou não tem culpa", afirmou. "Você pode ter uma situação política de ausência de sustentabilidade ou manutenção da sustentabilidade."

      O ministro acrescentou que, diante de crises como a atual, cabe ao próprio gestor avaliar se tem capacidade de seguir no cargo e garantir a estabilidade. "Muitas vezes, é o próprio ministro que faz a avaliação sobre se tem condições de resolver o problema e dar segurança para a sociedade brasileira", disse.

      Marinho ressaltou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governo federal determinaram a apuração rigorosa do caso. "As diretrizes e determinação do presidente Lula, da instância de governo, são para apurar e para resolver. Portanto, o ministro Lupi tem as ferramentas agora, com a nova gestão do INSS, para poder tomar as decisões, fazer as correções de rota e dar garantia à sociedade", ressaltou o titular da pasta do Trabalho, de acordo com a reportagem. Segundo ele, a eventual permanência ou substituição de Lupi caberá exclusivamente ao presidente da República.

      O ministro do Trabalho também rechaçou a ideia de que a crise envolvendo o INSS possa comprometer a candidatura de Lula à reeleição em 2026. "O governo está demonstrando o seguinte: que vai tratar com rigor e vai solucionar o problema. Portanto, aqui, [quero] transmitir ao povo brasileiro: fique tranquilo que todas providências necessárias serão tomadas para dar segurança a todos os trabalhadores, que o INSS vai dar conta do recado."

      Ao ser questionado sobre possíveis impactos da crise nas negociações com o Congresso para o fim da jornada de trabalho 6x1, Marinho afirmou que "é natural que as forças políticas interajam e busquem tirar proveito" de episódios como esse. 

      No entanto, ele fez questão de destacar que as irregularidades investigadas remontam a gestões anteriores. "Isso é da política. Agora, do ponto de vista concreto, é bom observar que esse é um problema que vem desde 2019, e o governo do presidente Lula, ao tomar conhecimento, determinou rigor nas investigações", concluiu.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados