window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Otávio Rosso', 'page_url': '/brasil/quem-e-gilberto-waller-junior-novo-presidente-do-inss-nomeado-por-lula' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Quem é Gilberto Waller Júnior, novo presidente do INSS nomeado por Lula

      Procurador federal substitui Alessandro Stefanutto após operação revelar esquema bilionário de descontos indevidos sobre benefícios

      Gilberto Waller Júnior (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)
      Otávio Rosso avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu o procurador federal da Advocacia-Geral da União (AGU) Gilberto Waller Júnior como novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A nomeação, assinada pela ministra-chefe substituta da Casa Civil, Miriam Belchior, foi oficializada na quarta-feira (30) e ocorre após a saída de Alessandro Stefanutto, envolvido indiretamente na crise desencadeada por uma operação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU). As informações são da CNN Brasil.

      Com bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais e especialização em Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro, Gilberto Waller Júnior iniciou sua carreira no serviço público em 1998, como procurador do INSS. Ao longo das décadas seguintes, construiu um histórico sólido em órgãos de controle e integridade.

      Entre 2001 e 2004, foi corregedor-geral do INSS e, de 2007 a 2008, atuou como subprocurador-geral. Já entre 2016 e 2019, exerceu o cargo de ouvidor-geral da CGU, sendo promovido a corregedor-geral da União em 2019, onde se destacou em ações voltadas ao aprimoramento da transparência e do combate à corrupção.

      Crise no INSS - A operação da PF revelou um esquema de descontos indevidos sobre aposentadorias e pensões, em que entidades sindicais teriam cobrado mensalidades associativas sem consentimento dos beneficiários. Estima-se que a fraude tenha movimentado cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. As investigações resultaram na exoneração de cinco servidores, cumprimento de mais de 200 mandados de busca e apreensão e sequestro de bens avaliados em mais de R$ 1 bilhão.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados