Trump estuda isentar montadoras de parte das tarifas de importação
A medida pode isentar peças automotivas das tarifas impostas por Trump sobre importações da China
247 - O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja isentar montadoras de veículos de algumas tarifas de importação, após semanas de pressão por parte de executivos do setor automotivo. A informação foi divulgada pelo Financial Times, com base em fontes próximas às negociações.
De acordo com a reportagem, a medida pode isentar peças automotivas das tarifas impostas por Trump sobre importações da China, justificadas na época como parte do combate à produção de fentanil. Também estariam na lista de possíveis isenções as tarifas sobre aço e alumínio.
No entanto, o jornal destaca que as tarifas de 25% sobre veículos fabricados no exterior devem ser mantidas, assim como uma tarifa separada de 25% sobre peças automotivas, programada para entrar em vigor em 3 de maio.
Em 2 de abril, Trump assinou uma ordem executiva estabelecendo tarifas recíprocas sobre importações de diversos países. A alíquota básica foi fixada em 10%, com taxas maiores aplicadas a 57 países, conforme o déficit comercial dos EUA com cada um. No dia 9, ele anunciou que essa tarifa básica de 10% seria aplicada por 90 dias a mais de 75 países que não retaliaram e pediram negociações — exceto a China.
(Com informações da Sputnik)
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: