Guerra comercial: China desmente Trump e diz que não negociou tarifas
Trump disse que Pequim e Washington estariam negociando uma solução para a guerra comercial iniciada por ele próprio
247 - O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, afirmou nesta quinta-feira (24) que China e Estados Unidos não realizaram nenhuma negociação ou consulta sobre o tema das tarifas. Nesta semana, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que os países estariam negociando para uma redução das tarifas.
“Tudo isso é informação falsa. Pelo que sei, China e Estados Unidos não realizaram conversas ou consultas sobre a questão das tarifas, muito menos chegaram a algum acordo”, disse Guo a repórteres, ao ser questionado sobre alegações dos EUA de que Pequim e Washington estariam negociando uma solução para a guerra comercial, com possibilidade até de um acordo.
Em 2 de abril, o então presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma ordem executiva que implementava tarifas recíprocas sobre importações de diversos países. A tarifa base foi fixada em 10%, com taxas mais altas aplicadas a 57 países, de acordo com o déficit comercial dos EUA com cada nação.
No dia 9 de abril, Trump anunciou que uma tarifa básica de 10% seria aplicada por 90 dias a mais de 75 países que não haviam retaliado e haviam solicitado negociações — com exceção da China. Com o avanço da guerra comercial, as tarifas dos EUA sobre produtos chineses chegaram a 145%, enquanto as tarifas da China sobre importações americanas atingiram 125%.
(Com informações da Sputnik)
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: