window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'José Reinaldo', 'page_url': '/mundo/russia-continua-a-espera-de-delegacao-ucraniana-para-retomada-de-negociacoes-de-paz-em-istambu' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Rússia continua à espera de delegação ucraniana para retomada de negociações de paz em Istambul

      Delegação russa liderada por Vladimir Medinsky aguarda encontro com representantes de Kiev

      Vladimir Medinsky, chefe da delegação russa para conversações com a Ucrânia em Istambul (Foto: Artyom Geodakyam/TASS)
      José Reinaldo avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Os negociadores russos estarão à disposição para retomar o diálogo com a Ucrânia em Istambul, na Turquia, nesta sexta-feira, 16 de maio. A informação foi confirmada pelo chefe da delegação russa, Vladimir Medinsky, assessor do Kremlin, em declaração divulgada pela agência estatal russa TASS.

      “Amanhã de manhã, literalmente a partir das 10h, estaremos aguardando a chegada do lado ucraniano para a reunião. Estamos prontos para trabalhar”, afirmou Medinsky na quinta-feira, reforçando a disposição do governo russo para retomar o processo de negociação interrompido há três anos.

      O gesto russo ocorre após pronunciamento do presidente Vladimir Putin, feito no último domingo (11), no qual convidou as autoridades de Kiev a voltarem à mesa de negociações de forma direta e “sem quaisquer condições preliminares”. O líder russo sugeriu que o novo encontro ocorresse a partir de 15 de maio, na cidade de Istambul, destacando que seu governo tem buscado manter abertas as vias diplomáticas desde o início do conflito.

      Putin lembrou que Moscou já havia declarado cessar-fogo em diversas ocasiões ao longo da guerra, incluindo uma trégua especial de três dias durante as celebrações do Dia da Vitória — comemorado em 9 de maio — mas, segundo ele, essas iniciativas foram “violadas pelo regime de Kiev”.

      Em preparação para o novo esforço diplomático, o presidente russo nomeou oficialmente os integrantes da delegação que irá compor o time de negociação. Além de Medinsky, farão parte das conversas o vice-ministro das Relações Exteriores, Mikhail Galuzin; o chefe da Diretoria Principal de Inteligência do Estado-Maior General das Forças Armadas Russas, Igor Kostyukov; e o vice-ministro da Defesa, Alexander Fomin.

      Ainda não há confirmação oficial por parte de Kiev sobre a presença da delegação ucraniana, tampouco sobre a composição de sua equipe.

      A escolha de Istambul como sede das negociações repete o cenário de encontros realizados em 2022, quando Turquia e Belarus chegaram a sediar rodadas diplomáticas antes do colapso do processo. À época, as negociações foram suspensas após imes sobre a neutralidade ucraniana, o reconhecimento das regiões separatistas do Donbass e a situação da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014.

      A presença de altos representantes da Defesa e da Inteligência na delegação russa indica que Moscou pretende tratar não apenas de temas políticos e diplomáticos, mas também de aspectos estratégicos e militares do conflito. Ainda assim, não se sabe até que ponto a Ucrânia aceitará iniciar tratativas sob os termos colocados por Putin.

      O desenrolar das próximas 48 horas será crucial para avaliar se há margem real para retomada das negociações ou se o gesto russo se limitará a uma iniciativa unilateral. Caso confirmada a presença da delegação ucraniana, este poderá ser o início de uma nova fase no esforço por paz, após mais de dois anos de guerra devastadora no leste europeu.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados