Putin e Xi Jinping defendem “globalização igualitária e multipolar” em reunião no Kremlin
Presidente chinês visita a Rússia para participar das comemorações do Dia da Vitória
247 - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, agradeceu nesta quinta-feira (8) ao presidente da China, Xi Jinping, por participar das comemorações pelos 80 anos da vitória soviética sobre a Alemanha nazista, em Moscou. Em declaração pública no Kremlin, Putin associou a aliança com Pequim à luta contra o que chamou de “neonazismo moderno”.
“A vitória sobre o fascismo, alcançada à custa de enormes sacrifícios, tem um significado duradouro. Juntamente com nossos amigos chineses, defendemos firmemente a verdade histórica, protegemos a memória dos eventos dos anos de guerra e neutralizamos as manifestações modernas de neonazismo e militarismo”, disse Putin.
Durante o encontro, Xi Jinping também reiterou o compromisso chinês com a parceria estratégica entre os dois países, reforçando o discurso conjunto contra o que chamou de “unilateralismo” no sistema internacional.“Trabalharemos juntos para combater o unilateralismo e a intimidação”, afirmou.
“Promoveremos conjuntamente a visão correta da história da Segunda Guerra Mundial, salvaguardaremos a autoridade e o status das Nações Unidas, defenderemos resolutamente os direitos e interesses da China, da Rússia e da vasta maioria dos países em desenvolvimento, e trabalharemos juntos para promover uma globalização econômica igualitária, ordenada, multipolar e inclusiva”, completou.
Putin e Xi caminharam de lados opostos de um dos salões presidenciais e se cumprimentaram com um aperto de mãos diante das câmeras. Cada um se dirigiu ao outro como “querido amigo”.
(Com informações da Reuters)
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: