Parlamento ucraniano aprova acordo de minerais com EUA; Trump planeja contato com Zelensky
Acordo concede o preferencial dos EUA a recursos minerais ucranianos e prevê fundo para reconstrução do país devastado pela guerra
247 - O Parlamento da Ucrânia aprovou nesta quinta-feira (8) um acordo de parceria econômica com os Estados Unidos, concedendo a Washington o preferencial aos recursos minerais ucranianos e estabelecendo um fundo de investimento para a reconstrução do país. As informações são da agência Reuters.
A ratificação ocorreu com 338 votos favoráveis e nenhum contrário, apesar de algumas preocupações entre os legisladores sobre a transparência e os compromissos do acordo.
A vice-primeira-ministra Yulia Svyrydenko anunciou a ratificação em sua conta na rede social X, destacando que o documento "não é apenas uma construção jurídica — é a base de um novo modelo de interação com um parceiro estratégico fundamental".
O acordo, assinado no final de abril em Washington, prevê a criação de um fundo de investimento conjunto entre os dois países, destinado à reconstrução da Ucrânia nos próximos dez anos. Embora o pacto não inclua garantias explícitas de segurança, Kiev espera que ele fortaleça o apoio militar dos EUA, especialmente no fornecimento de sistemas de defesa aérea Patriot.
Durante uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira, Svyrydenko abordou as preocupações dos parlamentares sobre a falta de detalhes em algumas disposições do acordo, como a istração do fundo de investimento. Ela afirmou que o fundo estará operacional em algumas semanas e que seu sucesso dependerá do nível de envolvimento dos EUA. Dois suplementos explicando os detalhes serão publicados posteriormente.
A ratificação ocorre em um momento crítico, um dia antes de a Rússia realizar um desfile militar para comemorar o 80º aniversário da derrota da Alemanha nazista. Os preparativos russos foram ofuscados por ataques de drones ucranianos, e Kiev espera que a ratificação do acordo de minerais fortaleça sua posição nas negociações de cessar-fogo, que até agora têm sido infrutíferas.
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira que planeja conversar com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, após a conclusão do acordo. Ele fez o comentário durante um evento para anunciar um acordo comercial entre os EUA e o Reino Unido.
A Ucrânia expressou disposição em aceitar uma proposta dos EUA para um cessar-fogo imediato e provisório de 30 dias, que poderia ser estendido por acordo mútuo. No entanto, o Kremlin propôs um cessar-fogo de apenas três dias, de 8 a 10 de maio.
O acordo de minerais também representa uma vitória para Kiev, pois não exige a devolução da ajuda que Trump afirma que a Ucrânia deve e reconhece a intenção ucraniana de ingressar na União Europeia. Além disso, é visto como um o para desbloquear a entrega de novas armas dos EUA, embora o pacto não ofereça garantias claras nesse sentido.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: