Rússia está pronta para trabalhar com Ucrânia na elaboração de um memorando sobre um possível futuro acordo de paz, afirma Putin
O presidente russo descreveu seu telefonema com Donald Trump na segunda-feira como “substancial e bastante franco”
247 - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou nesta segunda-feira (19), após conversa telefônica com seu homólogo americano, Donald Trump, que está pronto para estabelecer conversações de paz com o presidente ucraniano, Vlarimir Zelensky. Ele descreveu a conversa como produtiva, "substantiva e bastante franca".
A conversa durou mais de duas horas e se concentrou principalmente no conflito na Ucrânia, informa o canal RT. Em uma declaração à imprensa após a ligação, Putin disse que os dois líderes concordaram que a Rússia proporia um memorando especificando os princípios e o cronograma para um possível acordo de paz, bem como outras questões, "incluindo um potencial cessar-fogo temporário, caso os acordos necessários sejam alcançados".
Putin enfatizou que “eliminar as causas profundas” do conflito na Ucrânia “é o que mais importa”.
Leia a declaração completa do presidente russo, de acordo como o site do Kremlin
“Nossos colegas me pediram para comentar brevemente o resultado da minha conversa telefônica com o Presidente dos Estados Unidos.
Esta conversa efetivamente ocorreu e durou mais de duas horas. Gostaria de enfatizar que foi substantiva e bastante franca. No geral, acredito que foi uma troca muito produtiva.
Em primeiro lugar, expressei minha gratidão ao Presidente dos Estados Unidos pelo apoio fornecido pelos Estados Unidos para facilitar a retomada das negociações diretas entre a Rússia e a Ucrânia, visando potencialmente chegar a um acordo de paz e retomar as negociações que, como sabemos, foram frustradas pelo lado ucraniano em 2022.
O Presidente dos Estados Unidos compartilhou sua posição sobre a cessação das hostilidades e as perspectivas de um cessar-fogo. De minha parte, observei que a Rússia também apoia uma solução pacífica para a crise na Ucrânia. O que precisamos agora é identificar as formas mais eficazes de alcançar a paz.
Concordamos com o Presidente dos Estados Unidos que a Rússia proporá e está pronta para dialogar com o lado ucraniano na elaboração de um memorando sobre um potencial futuro acordo de paz. Isso incluiria a descrição de uma série de disposições, como os princípios para a solução, o cronograma para um possível acordo de paz e outras questões, incluindo um potencial cessar-fogo temporário, caso os acordos necessários sejam alcançados.
Os contatos entre os participantes da reunião e das negociações de Istambul foram retomados, o que dá motivos para acreditar que estamos no caminho certo no geral.
Gostaria de reiterar que a conversa foi altamente construtiva e a avalio positivamente. A questão-chave, claro, agora é que o lado russo e o lado ucraniano demonstrem seu firme compromisso com a paz e forjem um compromisso que seja aceitável para todas as partes.
Notavelmente, a posição da Rússia é clara: eliminar as causas profundas desta crise é o que mais importa para nós.
Caso sejam necessários esclarecimentos, o Secretário de Imprensa [Dmitry] Peskov e meu assessor, Sr. Ushakov, fornecerão mais detalhes sobre as conversas telefônicas de hoje com o Presidente Trump.”
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: