Lucro dos pequenos negócios atinge recorde em 2024, aponta estudo da FGV
Ministro Wellington Dias destacou a integração entre programas sociais e o incentivo ao empreendedorismo como uma forma eficaz de impulsionar a economia
247 – O empreendedorismo tem se destacado como um dos principais motores do mercado de trabalho no Brasil, impulsionando a geração de renda, segundo um levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV) Social. O estudo revela um recorde nos lucros dos pequenos negócios no fim do ano ado. A informação foi divulgada pela Agência Gov.
O ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, destacou a integração entre programas sociais e o incentivo ao empreendedorismo como uma fórmula eficaz para impulsionar o setor econômico e reduzir desigualdades. "O pequeno negócio nunca lucrou tanto", disse o chefe da pasta.
Marcelo Neri, pesquisador da FGV responsável pela análise, afirmou que o lucro dos pequenos negócios alcançou o nível mais alto da série histórica. Para ele, o empreendedorismo se tornou um protagonista na economia brasileira, complementando o papel da carteira assinada.
“O caminho é fazer políticas, como por exemplo, o Acredita, que ataca o microcrédito e a questão da qualificação profissional”, pontuou Neri.
O estudo também ressalta o impacto de políticas públicas, como o Programa Acredita no Primeiro o, lançado pelo Governo Federal em 2024 para facilitar o o ao microcrédito e promover a capacitação de empreendedores. De acordo com os dados mais recentes do programa, até fevereiro de 2025, foram contratados R$ 726,42 milhões em mais de 87 mil operações de crédito.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: