Expectativa de supersafra e queda do dólar melhoram cenário da inflação no Brasil, diz Alckmin
Presidente em exercício atribuiu a alta recente no preço dos alimentos à seca que afetou colheitas e à disparada da moeda norte-americana
247 – O presidente em exercício Geraldo Alckmin afirmou nesta segunda-feira (12) que o cenário da inflação no Brasil mostra sinais de melhora, impulsionado pela queda do dólar e pela expectativa de uma supersafra agrícola.
“O clima até agora está ótimo, nós devemos ter uma supersafra, e o dólar caiu de R$ 6,20 para R$ 5,70”, disse.
Durante a abertura de um evento da Associação Paulista de Supermercados (Apas), em São Paulo, Alckmin — que também comanda o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio — atribuiu a alta recente no preço dos alimentos à seca que afetou colheitas e à disparada da moeda norte-americana.
Em evento, ele ainda voltou a defender a redução da taxa básica de juros. Na semana ada, o Banco Central elevou a Selic para 14,75% ao ano, o maior patamar em quase duas décadas. Segundo Alckmin, os juros altos prejudicam a atividade econômica e agravam o endividamento público.
“O que espero é que da mesma maneira que a (taxa) Selic subiu, ela também caia fortemente, porque ela limita a atividade econômica. E ela tem um efeito duríssimo na dívida pública, porque 48% da dívida pública é selicada”, enfatizou o presidente em exercício. “Os dois cenários (safra e dólar) mudaram.”
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: