window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Guilherme Levorato', 'page_url': '/brasil/depoimento-de-baptista-junior-choca-aliados-de-bolsonaro-no-stf-entregou-tudo' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Depoimento de Baptista Júnior choca aliados de Bolsonaro no STF: 'entregou tudo'

      Ex-comandante da FAB detalhou encontros com teor golpista, causou estupefação e reforçou a gravidade do plano golpista de Bolsonaro

      Carlos de Almeida Baptista Júnior (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Um depoimento marcado por franqueza e alto impacto abalou até mesmo os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que mantêm simpatia por Jair Bolsonaro (PL). A jornalista Daniela Lima, da GloboNews, revelou nesta quinta-feira (22) que o ex-comandante da Força Aérea Brasileira (FAB) Carlos de Almeida Baptista Júnior impressionou integrantes da Primeira Turma da Corte durante seu depoimento prestado na quarta-feira (21), no processo que investiga a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

      Até ministros simpáticos a Bolsonaro se mostraram surpresos com o teor da oitiva. O depoimento foi descrito como duro, franco e de um nível de detalhamento que “entregou tudo”. "A coisa está ficando bem grave", comentavam ministros por meio de mensagens trocadas durante a sessão.

      Baptista Júnior não poupou o então comandante da Marinha, almirante Almir Garnier, ao relatar sua disposição em apoiar o golpe de Estado de Jair Bolsonaro para se manter no poder. O ponto alto do depoimento ocorreu quando o ex-comandante da FAB revelou ter se levantado e se recusado a analisar o documento entregue pelo então ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. O documento seria, segundo ele, uma minuta que explicitava o plano de ruptura institucional e tinha como objetivo impedir a posse do presidente Lula (PT).

      A exposição direta e a clareza dos fatos colocaram a defesa de Bolsonaro em uma posição delicada, uma vez que o depoimento contraria a tese do ex-presidente de que a "minuta do golpe", como ficou conhecida, se tratava apenas de “discussões jurídicas”.

      Para ministros do STF com inclinação pró-Bolsonaro, o testemunho de Baptista Júnior é de gravidade incontornável e o relato torna ainda mais difícil dissociar a atuação de Bolsonaro da preparação de um golpe, já que demonstra como os comandantes militares entenderam as propostas como uma tentativa real de ruptura da ordem constitucional.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados