window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Guilherme Levorato', 'page_url': '/brasil/institutos-federais-do-brasil-conquistam-podios-em-competicao-global-de-tecnologia-na-china' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Institutos federais do Brasil conquistam pódios em competição global de tecnologia na China

      Estudantes de quatro IFs brasileiros brilharam na Huawei ICT Competition, entre 210 mil participantes de mais de 100 países

      Representantes da delegação brasileira durante a competição na cidade de Shenzhen, na China (Foto: Divulgação/MEC)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Quatro Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil tiveram desempenho de destaque na final global da Huawei ICT Competition 2024, realizada entre os dias 20 e 24 de maio na cidade de Shenzhen, na China. Com dois primeiros lugares, um segundo e dois prêmios especiais, os estudantes brasileiros mostraram excelência em um evento que reuniu 210 mil participantes — entre alunos e instrutores — de mais de duas mil instituições de ensino espalhadas por mais de 100 países.

      A competição, que está em sua nona edição, teve 179 equipes finalistas de 48 nações após rigorosas etapas nacionais e regionais. O Brasil despontou entre os melhores com conquistas expressivas:

      •  1º lugar na categoria Cloud: Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
      •  1º lugar na trilha Innovation: Instituto Federal da Bahia (IFBA)
      •  2º lugar na categoria Computing: Instituto Federal do Ceará (IFCE)
      •  Grande Prêmio Global de Redes: Instituto Federal do Tocantins (IFTO)
      •  Prêmio Women in Tech Global: Instituto Federal da Bahia (IFBA)

      Reconhecimento internacional para a formação tecnológica brasileira - O Instituto Federal da Paraíba confirmou sua tradição de bons resultados na Huawei ICT Competition, acumulando agora quatro títulos mundiais — três na categoria Cloud e um na trilha Innovation. Nesta edição, os estudantes do IFPB voltaram a se destacar, desta vez, demonstrando habilidades em Big Data e Inteligência Artificial.

      Erick Melo, diretor-geral do Polo de Inovação do IFPB, destacou o compromisso da instituição com a formação de excelência:

      “Prezamos pela excelência operacional e já criamos conceitos consolidados de como formar o aluno, principalmente num processo mais rápido, com foco nas novas tecnologias. Estamos formando em casa os líderes da tecnologia do futuro".

      Sobre a competição - Lançada em 2015 pela gigante chinesa de tecnologia Huawei, a ICT Competition é uma das maiores competições educacionais do mundo na área de Tecnologia da Informação e Comunicação. O torneio testa habilidades técnicas e práticas dos estudantes, com foco na aplicação de plataformas tecnológicas contemporâneas como computação em nuvem, redes, inteligência artificial e segurança da informação.

      A participação brasileira na Huawei ICT Competition tem crescido a cada edição, com destaque recorrente para os alunos da Rede Federal. A presença marcante dos IFs evidencia não apenas a qualidade do ensino público tecnológico no Brasil, mas também o potencial do país para formar profissionais aptos a disputar espaço no cenário internacional da inovação.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados