Hugo Motta quer discutir com líderes da Câmara projeto para derrubar aumento do IOF
Reajuste do imposto foi divulgado junto com o anúncio de um corte de R$ 12,5 bilhões no orçamento federal
247 – O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou ao Globo nesta segunda-feira (26) que deve colocar em pauta, na próxima reunião de líderes, o projeto que pretende revogar o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), anunciado pelo Ministério da Fazenda na última semana.
“O projeto foi protocolado na sexta-feira, ainda não tive tempo de discutir com os líderes. Vamos debater na próxima reunião”, disse.
Apesar da declaração, um aliado próximo de Motta avalia que o presidente da Câmara dificilmente colocará em discussão o texto, visando evitar um desgaste com o governo, informou o Globo. A movimentação contrária ao aumento tem apoio de parlamentares do Centrão, que afirmam que a medida pode prejudicar pequenas empresas.
O reajuste do imposto foi divulgado junto com o anúncio de um corte de R$ 12,5 bilhões no orçamento federal. Segundo o Ministério da Fazenda, a elevação do IOF foi uma alternativa para minimizar os cortes orçamentários necessários neste ano e em 2026. Entre as mudanças, o IOF sobre cartões de crédito, débito e pré-pago usados no exterior subiu de 3,38% para 3,50%. Já na compra de moeda estrangeira em espécie, a alíquota ou de 1,10% para 3,50%.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: