window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/sul-global/xi-jinping-defende-inteligencia-artificial-como-bem-publico-de-toda-a-humanidade' });
TV 247 logo
      HOME > Sul Global

      Xi Jinping defende inteligência artificial como “bem público de toda a humanidade”

      Presidente chinês enfatiza a importância de segurança regulatória e cooperação internacional para o futuro da IA

      O presidente da China, Xi Jinping, discursa na "Reunião de Líderes sobre Clima e Transição Justa", em 23 de abril de 2025, ocasião em que também criticou as tarifas mpostas pelos Estados Unidos: "unilateralismo e protecionismo" (Foto: Huang Jingwen/Xinhua)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – Em uma sessão de estudo do Bureau Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), realizada na sexta-feira (26), o presidente Xi Jinping destacou a necessidade de promover o desenvolvimento da inteligência artificial (IA) de maneira saudável, segura e justa. As informações foram divulgadas pela agência Xinhua.

      Durante o encontro, Xi Jinping afirmou que, diante da rápida evolução das tecnologias de IA de nova geração, a China deve explorar plenamente as vantagens de seu sistema de mobilização de recursos em nível nacional, reforçar a autossuficiência tecnológica e priorizar o desenvolvimento voltado para aplicações práticas. O presidente frisou a necessidade de garantir que o avanço da IA se dê de forma "benéfica, segura e equitativa".

      O professor Zheng Nanning, da Universidade Jiaotong de Xi'an, ministrou uma palestra aos membros do Bureau Político, oferecendo sugestões estratégicas para o desenvolvimento do setor. Após a exposição e o debate, Xi destacou que a IA "tem mudado profundamente a forma como os seres humanos produzem e vivem", classificando-a como uma tecnologia estratégica que lidera uma nova revolução tecnológica e transformação industrial.

      Xi reconheceu que, embora o país tenha realizado avanços abrangentes no fortalecimento de sua capacidade de IA, ainda existem lacunas em áreas como teorias fundamentais e tecnologias essenciais. "Devemos reconhecer essas deficiências e intensificar os esforços para impulsionar a inovação científica e tecnológica, o desenvolvimento industrial e as aplicações práticas", afirmou.

      Entre os pontos centrais, Xi enfatizou a importância de alcançar avanços nas teorias fundamentais, metodologias e ferramentas, além de superar desafios relacionados a chips de alta performance e softwares de base. Ele defendeu a construção de "um sistema independente, controlável e funcionalmente colaborativo de software e hardware para a IA", como estratégia para consolidar a liderança chinesa no setor.

      Inovações em todos os campos

      O presidente também salientou o potencial da IA para transformar o paradigma da pesquisa científica e acelerar inovações em todos os campos. Segundo Xi, a China deve aproveitar seus vastos recursos de dados, seu sistema industrial completo e seu amplo mercado para integrar inovações tecnológicas de IA com a inovação industrial, com o setor empresarial liderando a colaboração entre indústria, academia e pesquisa.

      Além disso, Xi propôs o fortalecimento da infraestrutura de poder computacional, a promoção do uso e compartilhamento de dados, e o estímulo a políticas de apoio, como incentivos fiscais, compras governamentais e proteção de propriedade intelectual. "Devemos promover a educação em inteligência artificial em todos os níveis de ensino e cultivar talentos de alta qualidade", acrescentou.

      Outro ponto de destaque do discurso foi a preocupação com os riscos e desafios que a IA impõe. Xi alertou para a necessidade urgente de "acelerar a formulação e o aprimoramento de leis, regulamentos, padrões técnicos e diretrizes éticas" relacionados à tecnologia, além de estabelecer sistemas de monitoramento tecnológico, alerta precoce e resposta emergencial.

      Bem público global de toda a humanidade

      Defensor de uma abordagem global, Xi declarou que a inteligência artificial deve ser tratada como "um bem público global que beneficie toda a humanidade". Para isso, propôs o fortalecimento da cooperação internacional, especialmente com países do Sul Global, ajudando-os a desenvolver capacidades tecnológicas próprias. O presidente também pediu esforços para alinhar estratégias de desenvolvimento, regras de governança e padrões técnicos a nível mundial, visando a formação de uma estrutura de governança global da IA baseada em amplo consenso.

      A fala de Xi Jinping reafirma a posição estratégica que a inteligência artificial ocupa na visão de futuro da China, combinando inovação tecnológica com responsabilidade ética e engajamento internacional.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados