Rússia e Irã formalizam parceria estratégica de 20 anos
Tratado amplia cooperação em defesa, energia e finanças, reforçando aliança frente a sanções ocidentais
247 - O Conselho da Federação da Rússia ratificou o Tratado de Parceria Estratégica Abrangente com o Irã, nesta quarta-feira (16), consolidando um acordo assinado em 17 de janeiro pelos presidentes Vladimir Putin e Masoud Pezeshkian em Moscou . A informação foi divulgada pela agência Al Mayadeen.
O tratado, com validade inicial de 20 anos e possibilidade de prorrogação automática por períodos de cinco anos, estabelece uma base legal para aprofundar a cooperação bilateral em diversos setores, incluindo defesa, contraterrorismo, energia, finanças, transporte, indústria, agricultura, cultura, ciência e tecnologia .
Durante a cerimônia de , o presidente iraniano Masoud Pezeshkian destacou a importância do acordo: "O grande acordo de hoje que foi assinado abrirá um novo grande capítulo em nossas relações, especialmente em termos de relações comerciais e econômicas entre o Irã e a Rússia" .
Pezeshkian também mencionou que as discussões incluíram questões financeiras e de investimento, bem como a possibilidade de introduzir um regime de isenção de vistos: "Quanto às questões alfandegárias, quanto às questões bancárias e monetárias, bem como nossos projetos de investimento, bem como o regime de isenção de vistos entre nossos países - discutimos essas questões, e no âmbito deste acordo, teremos a oportunidade de discutir esses tópicos no futuro" .
O presidente russo Vladimir Putin afirmou que o acordo proporcionará um quadro para estabilidade e progresso a longo prazo: "Este documento verdadeiramente inovador visa criar as condições necessárias para o desenvolvimento estável e sustentável da Rússia e do Irã, bem como de toda a nossa região eurasiana comum" .
Putin expressou confiança de que os acordos alcançados fortalecerão todo o espectro das relações entre Rússia e Irã: "Estamos satisfeitos com o resultado das negociações atuais. Estou confiante de que os acordos alcançados fortalecerão ainda mais toda a gama de relações e laços russo-iranianos" .
O tratado também prevê a criação de uma infraestrutura de pagamentos moderna, independente de países terceiros, promovendo a cooperação interbancária e o uso de moedas nacionais para transações .
Embora o acordo não inclua uma cláusula de defesa mútua, ele estipula que, em caso de agressão contra uma das partes, a outra não fornecerá assistência militar ou qualquer outro tipo de ajuda ao agressor.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: