Maricá se prepara para sediar assembleia inaugural da Associação de Cidades e Municípios do BRICS+
Evento reunirá líderes municipais de países emergentes entre 26 e 28 de maio, fortalecendo a cooperação internacional e a voz dos governos locais
247 - Maricá, cidade localizada no estado do Rio de Janeiro, será o palco da primeira Assembleia Geral da Associação de Cidades e Municípios do BRICS+, marcada para ocorrer entre os dias 26 e 28 de maio de 2025.
O encontro, que acontecerá na Arena da Barra, reunirá prefeitos, vice-prefeitos e representantes de associações municipais de países membros do BRICS+ — Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Etiópia, Indonésia — além de convidados da América Latina, Turquia e Nepal. A assembleia visa fortalecer a cooperação entre cidades e municípios dessas nações emergentes, promovendo o desenvolvimento sustentável e a boa governança.
Durante o evento, será aprovado o estatuto da associação, estabelecendo as bases legais e operacionais da entidade. Além disso, os participantes definirão um plano de trabalho para o biênio 2025-2026, com foco na integração de políticas urbanas, financiamento internacional para projetos municipais e soluções tecnológicas para cidades inteligentes e inclusivas.
O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, que também preside a Associação Brasileira de Municípios (ABM), será o anfitrião do evento. Ele receberá autoridades internacionais, incluindo Ilsur Metshin, prefeito de Kazan, na Rússia, e atual presidente da Associação de Cidades e Municípios do BRICS+ .
A assembleia também resultará na elaboração de uma carta com o posicionamento das cidades e municípios do BRICS+, que será posteriormente entregue por Quaquá e Metshin a chefes de governo e de estado, reforçando a importância da participação dos governos locais nas decisões globais.
A Associação de Cidades e Municípios do BRICS+ é uma coalizão voluntária de municípios, associações nacionais de autoridades locais, cidades e outras entidades dos países do grupo. Seu objetivo é aprimorar o autogoverno local, coordenar esforços de seus membros na istração municipal e defender os interesses dos governos locais no cenário internacional.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: