Empresários globais defendem multilateralismo e destacam papel da China em cúpula de comércio em Pequim
Evento reuniu mais de 800 participantes de diversos países e ressaltou a importância da abertura econômica chinesa frente ao protecionismo global
247 - Nesta quinta-feira (22), líderes empresariais de todo o mundo se reuniram em Pequim para o Global Trade and Investment Promotion Summit 2025, promovido pelo Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional (CIT). Segundo o Global Times, o encontro destacou a defesa do multilateralismo e de um sistema comercial baseado em regras, em meio a desafios globais como o aumento do protecionismo e do unilateralismo.
O vice-presidente chinês, Han Zheng, afirmou na cerimônia de abertura que a China continuará a expandir sua abertura econômica em alto nível e a promover o desenvolvimento de alta qualidade, oferecendo amplas oportunidades para empresas de todo o mundo. "Parceria com a China significa caminhar ao lado de oportunidades", declarou Han.
O evento contou com a participação de mais de 800 representantes de governos estrangeiros, organizações internacionais, associações empresariais e empresas chinesas e strangeiras. O tema deste ano, "Abraçando a era da inteligência digital, colaborando para o desenvolvimento compartilhado", enfatizou a necessidade de fortalecer a cooperação no setor tecnológico, com destaque para os avanços chineses em inteligência artificial e veículos elétricos.
Christos Vlachos, diretor da Silky Finance, elogiou os progressos da China em tecnologia e destacou a importância da abertura econômica do país. "A capacidade de inovação da China e seu potencial são ilimitados", afirmou Vlachos.
Michael Hart, presidente da Câmara de Comércio Americana na China, ressaltou a importância da cooperação entre China e EUA em inteligência artificial. "Acho que é fundamental para o mundo inteiro que China e EUA encontrem formas de cooperar em IA, pois essa é uma tecnologia que pode mudar quase todos os setores", disse Hart.
Dilma discursou sobre ameaças do tarifaço
Durante o evento, a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Dilma Rousseff, expressou preocupação com tarifas que perturbam a ordem normal do comércio internacional e elogiou a iniciativa chinesa de cooperação e adesão ao princípio de benefício mútuo, citando a Iniciativa do Cinturão e Rota como exemplo.
Mathias Boyer, presidente da Câmara de Comércio Dinamarquesa na China, destacou a importância do multilateralismo e elogiou as políticas chinesas de apoio a serviços estrangeiros no mercado chinês. "Juntos somos mais fortes e todos podemos ganhar se trabalharmos juntos", afirmou Boyer.
O brasileiro Pablo Machado, vice-presidente executivo global da Suzano, enfatizou a estabilidade e previsibilidade das relações econômicas e comerciais entre Brasil e China. "É muito necessário, em um momento de crescente protecionismo, que a China continue a abrir seu mercado e a criar um campo de jogo nivelado para todos", disse Machado.
Peter Ling-Vannerus, presidente da Câmara de Comércio Sueca na China, reforçou o papel da China na manutenção do multilateralismo. "A China desempenha um papel importante na manutenção do multilateralismo", afirmou Ling-Vannerus.
Timothy Russell Hailes, futuro Lord Mayor de Londres em 2026, expressou confiança na superação dos desafios geopolíticos e geoeconômicos atuais. "Embora tenhamos alguns eventos geopolíticos e geoeconômicos desafiadores acontecendo agora, estou confiante de que este será um problema de curto prazo e que seremos capazes de encontrar oportunidades para colaborar construtivamente", disse Hailes.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: