window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Paulo Emilio', 'page_url': '/agro/russia-e-outros-paises-diminuem-restricoes-a-carne-de-frango-brasileira-por-gripe-aviaria' });
TV 247 logo
      HOME > Agro

      Rússia e outros países diminuem restrições à carne de frango brasileira por gripe aviária

      Apesar da suspensão do embargo por algumas nações, a decisão de interromper as exportações continua vigente para 34 países, além da União Europeia

      (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) atualizou nesta quinta-feira (21/5) a lista de países que impam restrições à importação da carne de frango brasileira, em razão do primeiro registro de gripe aviária em uma granja comercial localizada no Rio Grande do Sul, ocorrido na quinta-feira (15). A medida afetou diretamente a exportação do produto, com um impacto significativo no comércio internacional. As informações são do Metrópoles.

      De acordo com a atualização do Mapa, a Rússia, Bielorrússia, Armênia e Quirguistão decidiram retirar a suspensão que antes envolvia o Brasil inteiro, e agora as restrições são limitadas apenas ao estado do Rio Grande do Sul. No entanto, a decisão de interromper as exportações continua vigente para 34 países, além dos membros da União Europeia. Entre os países que mantêm a suspensão, destaca-se a China, o maior importador da carne de frango brasileira.

      A pasta do governo brasileiro informou que, no total, o Brasil exporta frango para cerca de 160 países, e que o Mapa segue em diálogo com as autoridades sanitárias internacionais, fornecendo informações técnicas necessárias de forma transparente e ágil. "As ações adotadas visam garantir a segurança sanitária e a retomada segura das exportações o mais breve possível", afirmou o ministério em nota.

      As restrições à exportação foram adotadas de duas maneiras: suspensão total a nível nacional e bloqueios regionais, conforme o caso. Apesar disso, o governo brasileiro esclareceu que não há risco no consumo de carne de frango e ovos. A medida foi tomada com o objetivo de evitar a propagação da gripe aviária para granjas de outros países, preservando a saúde pública e a segurança alimentar.

      O Brasil segue sendo o maior exportador mundial de carne de frango, e as autoridades sanitárias do país estão empenhadas em resolver rapidamente a situação, buscando minimizar os impactos econômicos e comerciais para o setor.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados