Governo de SP vai usar IA para corrigir deveres escolares e promete expandir projeto
Esse piloto representa a correção de cerca de 4 a 5 milhões de questões discursivas por mês
247- O governo de São Paulo deu início à adoção de inteligência artificial (IA) para a correção de deveres de casa dos alunos da rede estadual. Segundo reportagem do O Globo, a ferramenta está sendo utilizada em caráter experimental e já opera sobre aproximadamente 5% das tarefas de estudantes do 8º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio, abrangendo disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Química, Física, Geografia e História.
Esse piloto representa a correção de cerca de 4 a 5 milhões de questões discursivas por mês. As respostas analisadas não recebem nota e servem como prática complementar ao conteúdo ministrado em sala de aula. Os deveres são feitos por meio da plataforma TarefaSP, utilizada por todos os alunos da rede para realizar as atividades pedagógicas. Só no início do ano letivo, mais de 95 milhões de questões foram respondidas na plataforma, todas alinhadas ao Currículo Paulista e liberadas conforme o andamento das aulas.
De acordo com o secretário estadual da Educação, Renato Feder, conhecido pelo projeto privatista da educação em São Paulo, o uso da IA justifica pelo aumentar significativamente a quantidade de atividades dissertativas sem sobrecarregar os docentes.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: