"Vai de graça": transporte gratuito no DF ganha nome e campanha para popularizar uso aos domingos e feriados
Programa "Vai de Graça" entra em vigor no Carnaval e garante gratuidade em ônibus e metrô
247 – O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, oficializou a gratuidade no transporte público aos domingos e feriados com o programa "Vai de Graça", que entra em vigor a partir do sábado de Carnaval (1º/3). O decreto que institui o benefício será assinado nesta sexta-feira (28), e a medida garantirá agens gratuitas para ônibus e metrô, conforme noticiado pela Agência Brasília. A iniciativa visa facilitar o deslocamento da população para lazer, turismo e encontros familiares, ampliando o o à cidade.
"Vamos o decreto liberando as catracas no domingo e nos feriados para que as pessoas possam se movimentar pelas cidades, ir às igrejas, visitar seus parentes, ir para o comércio e conhecer a cidade", afirmou Ibaneis Rocha. O governador destacou que muitos trabalhadores do Distrito Federal am grande parte do tempo no Plano Piloto sem conhecer os monumentos e espaços públicos da capital, e agora terão essa oportunidade.
A gratuidade valerá para todos os domingos e feriados a partir deste sábado (1º/3), com uma operação especial durante os quatro dias de Carnaval. De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), haverá um reforço de frota de até 35%, além de mudanças em linhas e itinerários para atender aos blocos de rua e demais eventos da festa. "A gente estudou como é que o transporte se comportou nos últimos carnavais e estamos preparados para atender essa oferta", explicou o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.
Além dos ônibus e do metrô, a gratuidade incluirá os BRTs e as linhas complementares, conhecidas como Zebrinhas, ampliando o alcance do programa. A campanha de divulgação aposta em uma identidade visual direta e de fácil compreensão, destacando os ícones do ônibus e do metrô para reforçar o benefício. "A marca criada para o programa é bem didática, com o nome e os ícones do ônibus e do metrô para ficar bem evidente do que se trata e do que de fato é de graça", afirmou o diretor de Criação, Pedro Henrique Garcia.
A publicidade será direcionada ao público que já utiliza os meios de transporte coletivo, com materiais expostos em paradas de ônibus, mobiliário urbano e painéis frontlights espalhados pelo Distrito Federal. Segundo o secretário de Comunicação, Weligton Moraes, a proposta é garantir que a população entenda com clareza a gratuidade do transporte. "O nosso objetivo é explicar de forma clara e simples que a população agora tem o direito de utilizar o transporte gratuito nos dias especificados para conhecer a cidade, para ear, para visitar parentes", disse.
Com a implementação do "Vai de Graça", o governo do Distrito Federal aposta em uma política de incentivo à mobilidade urbana e ao transporte público nos dias de lazer. A expectativa é de que a iniciativa beneficie milhares de moradores da capital e reduza a dependência do transporte individual em dias de grande circulação.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: