window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/regionais/brasilia/df-tera-onibus-e-metro-gratuitos-aos-domingos-e-feriados-a-partir-de-1-de-marco' });
TV 247 logo
      HOME > Brasília

      DF terá ônibus e metrô gratuitos aos domingos e feriados a partir de 1º de março

      Governo do Distrito Federal busca fomentar o turismo, o comércio e garantir mais o ao lazer para a população com a nova medida

      Transporte público no Distrito Federal (Foto: Tony Oliveira / Agência Brasília)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou que, a partir de 1º de março, o transporte público será gratuito aos domingos e feriados. A medida, que inclui ônibus, metrô, BRT e as linhas do serviço 'Zebrinha', foi divulgada pelo chefe do Executivo nesta semana e busca beneficiar principalmente a população de baixa renda, além de impulsionar o comércio, o turismo e a economia da capital. A informação foi publicada pela Agência Brasília.

      “A partir do dia 1º de março, a população não vai mais pagar pelo transporte público, seja ele de ônibus ou de metrô, aos domingos e aos feriados. Essa é uma medida que vem para ajudar a população mais carente, aqueles que utilizam transporte público na nossa cidade, mas também com o objetivo de melhorar o turismo, melhorar o comércio e fazer com que as pessoas tenham o ao lazer na nossa cidade”, afirmou Ibaneis Rocha.

      O governador destacou que a iniciativa foi viabilizada graças ao equilíbrio fiscal do Governo do Distrito Federal (GDF), permitindo que a gratuidade seja implementada sem comprometer outras áreas. “Essa medida só é possível graças à organização da economia, que hoje nos dá os recursos para poder fazer mais esse benefício, e também ao trabalho da nossa Secretaria de Mobilidade através do secretário Zeno Gonçalves”, pontuou.

      Perspectiva de transporte gratuito integral

      Durante o anúncio, Ibaneis também indicou que o GDF pretende avançar ainda mais nessa política pública. Segundo ele, a meta é garantir, no futuro, a gratuidade integral do transporte público para toda a população, medida que já vem sendo estudada pela gestão.

      Impacto econômico e na mobilidade urbana

      De acordo com estimativas da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), o governo deixará de arrecadar cerca de R$ 30 milhões por ano com a isenção das agens nos dias de gratuidade. No entanto, a expectativa é que esse valor seja compensado pelo aumento na circulação de pessoas em centros comerciais e locais de lazer, aquecendo a economia local.

      “O custo previsto de R$ 30 milhões que vamos deixar de arrecadar no transporte público, o governo vai recuperar em outras áreas. Hoje, muitas famílias evitam eios como o Eixão do Lazer ou uma visita ao Zoológico porque o custo de ida e volta no transporte pesa no orçamento. Com o e livre, esse dinheiro pode ser utilizado em lazer, alimentação e consumo no comércio local”, explicou o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.

      A Semob também garantiu que o sistema de transporte está preparado para absorver o aumento da demanda nos dias de gratuidade. Caso necessário, ajustes serão feitos na operação para garantir que os usuários não sejam prejudicados. “Estudamos experiências de outras cidades, como São Paulo, onde houve um aumento de 30% na demanda aos domingos após a implementação de medidas semelhantes. Nosso sistema tem capacidade para absorver esse crescimento, e faremos ajustes nas linhas mais procuradas para garantir eficiência”, detalhou Gonçalves.

      As regras para o à gratuidade serão divulgadas pela Semob nos próximos dias, e a expectativa é que a população já possa usufruir do benefício no primeiro domingo de março. Com a iniciativa, o governo pretende democratizar o transporte público e incentivar mais pessoas a explorarem as opções de lazer e comércio disponíveis no Distrito Federal.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados