Mercadante lamenta a morte de Jacob Palis: 'um dos mais respeitados cientistas do Brasil'
O estudioso será 'lembrado pela contribuição na área conhecida como sistemas dinâmicos', afirmou o presidente do BNDES
247 - O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento, Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, emitiu nesta quarta-feira (7) uma nota de pesar após o falecimento do matemático Jacob Palis, que estava com problemas de saúde desde março. A família não divulgou a causa específica do óbito.
"Recebo com tristeza a informação sobre a morte do matemático Jacob Palis, um dos mais respeitados cientistas do Brasil. Membro de dez academias nacionais de ciências e Doutor Honoris Causa de nove universidades no Brasil e no mundo, Palis será lembrado pela densa contribuição na área conhecida como 'sistemas dinâmicos', que o levou a receber o prêmio Baldan, e pelo compromisso com a democracia brasileira", recordou Mercadante.
"Enquanto fui ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação e, posteriormente, ministro da Educação, Palis ocupou a presidência da Academia Brasileira de Ciências, período em que nos encontramos e debatemos por diversas vezes políticas públicas para o avanço e para o fortalecimento da ciência nacional. Anteriormente, o cientista já havia se destacado como professor e diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Neste momento de dor, manifesto minha solidariedade e meus sentimentos de pêsames a todos os amigos, familiares e alunos de Palis".
O matemático era professor e ex-diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Palis também presidiu a Academia Brasileira de Ciências (ABC), demonstrando sua liderança e dedicação à ciência brasileira. Suas significativas contribuições científicas foram reconhecidas internacionalmente, incluindo a outorga do Prêmio Balzan em 2010.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: