Lula prepara série de reuniões com líderes partidários
Na pauta, a reforma ministerial e os próximos dois anos do governo
247 - O presidente Lula (PT) começou a articular uma série de reuniões com os partidos que compõem sua base aliada no Congresso Nacional, segundo Igor Gadelha, do Metrópoles. O objetivo oficial dos encontros é alinhar as estratégias para a segunda metade do mandato, mas uma possível reforma ministerial já é um tema que circula nos bastidores.
Lula pretende dialogar diretamente com os presidentes das siglas, sempre acompanhado de ministros e dos líderes partidários na Câmara e no Senado. A iniciativa busca consolidar o apoio do governo no Congresso e ajustar as diretrizes políticas para os próximos anos, especialmente em meio a desafios econômicos e debates legislativos sensíveis.
Até o momento, a única dirigente partidária que teve uma conversa direta com Lula foi Gleisi Hoffmann, presidente do PT. O encontro reforçou rumores de que a petista pode integrar a Esplanada dos Ministérios em breve. Apesar de não haver confirmação oficial, Gleisi é uma das cotadas para assumir um posto estratégico dentro do governo, como a Secretaria-Geral da Presidência.
A movimentação ocorre em um contexto de avaliações internas sobre o desempenho da equipe ministerial. Nos últimos meses, parlamentares da base aliada têm feito cobranças por maior espaço e influência nas decisões do Executivo. Essa pressão, somada à necessidade de fortalecer a governabilidade, pode acelerar uma reformulação nos ministérios.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: