window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Leonardo Lucena', 'page_url': '/regionais/brasilia/lideres-partidarios-concordam-em-rejeitar-retirada-de-direitos-do-bpc-e-apoiar-medidas-contra-fraudes' });
TV 247 logo
      HOME > Brasília

      Líderes partidários concordam em rejeitar retirada de direitos do BPC e apoiar medidas contra fraudes

      Parlamentares aprovaram apenas duas normas do projeto

      Dinheiro e fachada da Previdência Social (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil | Pedro França/Agência Senado)
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Líderes partidários da Câmara dos Deputados firmaram um acordo para rejeitar a proposta do governo federal que torna mais rigorosa a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a pessoas com deficiência e idosos de baixa renda. Parlamentares aprovaram apenas duas normas do projeto: o recadastramento e o fortalecimento do código da Classificação Internacional de Doenças (CID). A informação foi publicada no jornal Valor Econômico.

      A proposta inicial entregue pelo governo ao Congresso determinava que duas pessoas na mesma família não poderiam mais receber o pagamento e que outros benefícios (como aposentadoria) seriam incluídos no cálculo da renda. Apenas famílias com renda per capita de até 25% do salário mínimo poderiam receber a ajuda.

      Atualmente, o BPC atende mais de 6,02 milhões de cidadãos de baixa renda (com renda familiar per capita igual ou inferior a um quarto do salário mínimo), entre idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência. Os beneficiários recebem o pagamento de um salário mínimo.

      As normas fazem parte do pacote fiscal, que, de acordo com o governo, deve gerar uma economia de até R$ 327 bilhões até 2030 e mais de R$ 72 bilhões nos dois primeiros anos (2025 e 2026).


      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados