window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Leonardo Sobreira', 'page_url': '/regionais/brasilia/congresso-tenta-mais-uma-vez-desestabilizar-stf-com-pec-contra-decisoes-monocraticas-alerta-lindbergh' });
TV 247 logo
      HOME > Brasília

      Congresso tenta mais uma vez desestabilizar STF com PEC contra decisões monocráticas, alerta Lindbergh

      A proposta em questão foi aprovada pelo Senado em 2023 e paralisada na Câmara desde outubro de 2024

      Lindbergh Farias (Foto: Gabriel Paiva)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Líderes partidários têm levado ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a ideia de ressuscitar a PEC que limita os poderes dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, no entanto, se opôs firmemente à proposta:

      "O Congresso se dedicar a retirar prerrogativas de ministros do Supremo, a exemplo do retorno da discussão da PEC das Decisões Monocráticas, num momento em que se iniciará o processo de julgamento do Bolsonaro e dos envolvidos na trama golpista, é aderir a um movimento de enfraquecimento e desestabilização da Suprema Corte", escreveu o deputado no X. 

      Segundo o parlamentar, as recentes ações do Congresso no sentido de favorecer bolsonaristas réus pela tentativa de golpe ameaçam a Constituição.

      "E não param por aí. Falam em anistia, trancar ação penal do Ramagem, Bolsonaro e seus generais, mudar a forma de indicações de ministros da Corte e autorizar parlamentares a rever decisões do STF. Isso ameaça o núcleo essencial da Constituição, a separação dos Poderes e devem ser rejeitadas para a garantia do ordem democrática. Não devemos ir por um caminho de escalar uma crise entre os Poderes. Temos pautas urgentes do povo brasileiro em tramitação na Casa, a exemplo, da isenção do IR até R$ 5 mil e a PEC da Segurança Pública. São a esses temas que deveríamos nos dedicar!", defendeu. 

      A proposta em questão, aprovada pelo Senado em 2023 e paralisada na Câmara desde outubro de 2024, tem como objetivo limitar decisões monocráticas de ministros do STF, STJ e TSE que suspendam normas aprovadas pelo Legislativo ou atos do Executivo.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados