Cidade-parque, Brasília se consolida como a quinta capital mais arborizada do Brasil
Pesquisa do IBGE destaca o trabalho contínuo do GDF para ampliar a arborização urbana e reforçar a qualidade de vida na capital federal
247 – Em meio às curvas e traços icônicos de Oscar Niemeyer, Brasília reafirma seu título de cidade-parque. Segundo a pesquisa Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios (Censo 2022), divulgada neste mês pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital federal ocupa a quinta posição entre as capitais brasileiras com maior número de árvores nas ruas. O levantamento, reportado pela Agência Brasília, revela que 84,2% dos moradores vivem em ruas arborizadas — índice superior à média nacional de 66% — ficando atrás apenas de Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Palmas (TO) e Curitiba (PR).
Além disso, o estudo aponta que o Distrito Federal também figura como a segunda unidade da federação com maior densidade de árvores próximas às residências: 56,4% dos cidadãos vivem em locais com cinco ou mais árvores nas proximidades, percentual que supera a média nacional de 32,1%, atrás apenas do Mato Grosso do Sul (59%).
Os dados refletem os esforços contínuos do Governo do Distrito Federal (GDF) para promover o verde urbano. De acordo com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), cerca de 6 milhões de árvores — entre floríferas, frutíferas e sombreadoras — estão espalhadas por todas as regiões istrativas. No Plano Piloto, o destaque vai para os cerca de 600 mil ipês que, em suas florescências roxa, amarela, rosa e branca, se tornaram símbolo da cidade.
Segundo Fernando Leite, presidente da Novacap, o compromisso com a ampliação da arborização é permanente: “Nosso objetivo é intensificar o plantio de mudas cada vez mais e, gradativamente, continuar subindo nesse ranking”.
Entre 2024 e 2025, foram plantadas 82.614 novas árvores de diversas espécies, fortalecendo o plano anual de arborização da capital e reafirmando a política pública de integração entre urbanismo e natureza.
Qualidade de vida e bem-estar
Além de embelezar a paisagem urbana, a arborização traz ganhos concretos para a saúde pública, melhorando a qualidade do ar e ajudando a reduzir a sensação térmica nas cidades. A estudante Karoline Heloísa, 37 anos, enfatiza os benefícios: “A natureza ajuda muito na parte respiratória e também com a saúde mental, saindo um pouco da poluição visual só de prédios. Compõem uma paisagem mais bonita”.
Frequentadora assídua do Parque da Cidade ao lado do pai, Karoline celebra cada nova área verde inaugurada: “Toda vez que vejo um parque sendo construído, abrindo espaço para uma caminhada e para termos esse contato com a natureza, acho maravilhoso”.
Outro exemplo de quem reconhece o valor da arborização é o empresário Gilson Gaudêncio, 49 anos, morador de Sobradinho. “Eu uso o parque todos os dias. Corro cinco quilômetros de manhã e cinco quilômetros à tarde, e é bom demais correr na sombra, ao ar fresco. A diversidade de árvores faz a diferença. Todo verdão, assim, fica muito mais gostoso. Dá vontade de caminhar descalço, deitar com a família, fazer um piquenique, é muito bom”, descreve.
Como acontece o plantio
Todo o processo de introdução de novas árvores no Distrito Federal é cuidadosamente planejado. As mudas são cultivadas nos viveiros do Departamento de Parques e Jardins da Novacap, onde am por pesquisas agronômicas e experimentos de adaptação às condições climáticas e de solo da região. Apenas após esse processo as espécies são liberadas para o plantio.
Para cidadãos interessados em contribuir com o plantio urbano, a recomendação é procurar orientação técnica da Novacap, evitando assim riscos de danos a estruturas públicas e acidentes. O atendimento pode ser solicitado pela Ouvidoria do GDF, pelo telefone 162 ou pelo site oficial.
Brasília segue, assim, aprofundando sua vocação original de cidade integrada à natureza, projetada para harmonizar vida urbana e meio ambiente, e reafirma seu compromisso de crescer de maneira sustentável e acolhedora para seus habitantes.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: