window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/regionais/brasilia/brasilia-celebra-65-anos-com-shows-seguranca-e-publico-recorde-na-esplanada' });
TV 247 logo
      HOME > Brasília

      Brasília celebra 65 anos com shows, segurança e público recorde na Esplanada

      Evento promovido pelo GDF teve pagode, sertanejo, estrutura de lazer e atraiu até 1 milhão de pessoas, segundo estimativas oficiais

      Celebração pelos 65 anos de Brasília (Foto: Agência Brasília)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – As comemorações pelos 65 anos de Brasília chegaram ao fim na noite desta segunda-feira (21) com uma grande festa na Esplanada dos Ministérios, que reuniu milhares de pessoas em clima de alegria e segurança. A informação é da Agência Brasília, que acompanhou o encerramento da programação festiva promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF).

      As apresentações principais ficaram por conta do grupo brasiliense de pagode Menos É Mais e da dupla sertaneja Zé Neto & Cristiano. A noite também foi marcada por um espetáculo com drones, que desenharam no céu símbolos da capital como a Catedral Metropolitana, a Arena BRB Mané Garrincha e a Torre de TV.

      Sob o tema “O melhor tempo é agora”, as celebrações tiveram início na quinta-feira (17) com ações de mobilidade gratuita — por meio dos programas Vai de Graça e Lazer Para Todos — que permitiram a locomoção de mais de 2,8 milhões de usuários no transporte público. A programação se estendeu por cinco dias e incluiu atrações culturais em espaços como o Cine Brasília, o Teatro Nacional e o Museu Nacional da República, além de eventos religiosos, festivais gastronômicos e maratona esportiva.

      Durante a manhã do aniversário, uma área exclusiva recebeu atrações do projeto Viver 60+, voltadas especialmente para o público idoso. Às 11h, o cantor gospel Eli Soares emocionou os fiéis em um clamor evangélico, enquanto a tarde foi embalada por shows de bandas locais e artistas como Doze Por Oito, BenzaDeus, Adriana Samartini e Leon Correia.

      À noite, o grupo Menos É Mais, criado em Brasília e conhecido nacionalmente pelo projeto Churrasquinho, abriu a programação musical com uma apresentação que misturou emoção e nostalgia. Com repertório que incluiu sucessos como Coração Partido, Lapada Dela e Aquele Lugar, o grupo conquistou o público. “Achei muito bom. Eu vim de ônibus sem gastar nada. É muito legal uma festa assim para a gente se divertir”, disse a diarista Suene Conceição Pantoja, de 32 anos, moradora do Itapoã.

      Em seguida, a dupla Bruno Cesar & Rodrigo aqueceu o público para a atração mais aguardada da noite: Zé Neto & Cristiano, que encerraram a festa com hits consagrados do sertanejo nacional.

      De acordo com o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo, os dois primeiros dias de festa reuniram cerca de 650 mil pessoas. Com o público do dia 21, a expectativa era de atingir a marca de 1 milhão de participantes. “Foi um aniversário diferente, extraordinário, porque a gente conseguiu botar Brasília no calendário nacional de eventos. Conseguimos ver os hotéis, bares e restaurantes cheios. Conseguimos o objetivo de implementar o turismo e fazer disso uma atividade econômica, de geração de renda. Foi muito positivo”, afirmou o secretário.

      A segurança também foi destaque. Conforme o secretário-executivo de Segurança Pública do DF, Alexandre Patury, o evento contou com policiamento reforçado e áreas de revista, o que garantiu um ambiente seguro para todos. “Nós não tivemos nenhuma ocorrência grave, mesmo ando essa quantidade enorme de pessoas. Então diria que foi uma das maiores e mais seguras festas de todos os tempos”, declarou.

      A vice-governadora do DF, Celina Leão, ressaltou o caráter simbólico e democrático da celebração: “Foram três dias de festa [na Esplanada], sem nenhuma ocorrência grave. Então é realmente uma honra fazer parte desse momento, celebrar uma cidade que virou a chave no desenvolvimento na parte social e com grandes obras. Celebrar tudo isso com esse povo que construiu a história do Distrito Federal traz uma sensação de pertencimento”.

      A estrutura do evento, organizada pelo Instituto Eleva com apoio da Secretaria de Turismo do DF, incluiu tirolesa, roda-gigante, espaços infantis e para pets, exposições culturais e uma ampla praça de alimentação. Foram investidos R$ 15 milhões para garantir conforto, segurança e atrações diversificadas.

      Famílias inteiras aproveitaram a programação. A dona de casa Hadassa Naysa, de 28 anos, foi de Ceilândia à Esplanada com os filhos e outros familiares: “É um espaço que dá para aproveitar quem vem sozinho e também quem vem com a família toda, porque a gente vê que tem bastante segurança, banheiros e área que dá para brincar com as crianças. Está bem organizado”.

      A contadora Patrícia Lima, 40 anos, também aprovou: “Estou achando maravilhoso. Tudo organizado e muito aconchegante. A estrutura é digna de show, com segurança, revista, tudo muito seguro. Ninguém gastou nada para estar aqui. Todo mundo deixou o carro em casa e veio de ônibus”.

      A celebração plural e inclusiva marcou uma nova fase na consolidação de Brasília como polo turístico e cultural, refletindo o espírito de uma cidade que, aos 65 anos, reafirma seu papel como símbolo de modernidade, diversidade e pertencimento para seus habitantes e visitantes.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados