window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Paulo Emilio', 'page_url': '/poder/no-pl-bolsonaro-dara-palavra-final-sobre-pec-que-propoe-semipresidencialismo-no-brasil' });
TV 247 logo
      HOME > Poder

      No PL, Bolsonaro dará palavra final sobre PEC que propõe semipresidencialismo no Brasil

      Embora a proposta já tenha apoio de parlamentares, o aval de Bolsonaro deverá ser um fator determinante sobre o tema dentro da legenda

      Jair Bolsonaro (Foto: Reuters)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A bancada do PL no Congresso Nacional deverá consultar Jair Bolsonaro (PL) para definir os rumos da proposta de emenda à Constituição (PEC) que visa instaurar o semipresidencialismo no Brasil. O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), afirmou à CNN Brasil que o partido aguarda a opinião de Bolsonaro sobre o avanço da PEC no Congresso. Embora a proposta de autoria do deputado Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) já tenha apoio de parlamentares, o aval de Bolsonaro deverá ser um fator determinante sobre o tema dentro da legenda.

      Sóstenes, que se posiciona pessoalmente contra a alteração no regime de poder, destacou em suas declarações que não considera a ideia vantajosa. "Partidos que têm candidato a presidente da República dificilmente embarcam em projeto que enfraquece o poder e a autonomia do Executivo", afirmou o parlamentar, deixando claro que ainda não analisou a fundo o projeto.

      Bolsonaro, por sua vez, já se manifestou publicamente contra o semipresidencialismo no ado, chamando a proposta de "besteira" e "idiota". Durante seu governo, a ideia foi discutida no Congresso, mas não avançou.

      Enquanto isso, a resistência ao avanço da PEC também se mantém no campo da esquerda. A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), afirmou que a proposta busca "tirar, da maioria da população, o direito de eleger um presidente com poderes de fato para governar", reafirmando a posição contrária do partido à medida.

      Por outro lado, o autor da PEC, Luiz Carlos Hauly, argumenta que a proposta é apartidária e beneficiaria tanto a esquerda quanto a direita. Para ele, a mudança traria agilidade ao governo e autonomia para grandes líderes, como Bolsonaro e Lula, permitindo uma gestão mais eficiente e sem prejuízos à economia ou à população.

      "É muito fácil, muito mais ágil, com zero prejuízo para a economia e para a população", declarou Hauly, defendendo a ideia como uma medida positiva para os líderes que enfrentam a responsabilidade de governar o país.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados