window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Paulo Emilio', 'page_url': '/poder/hugo-motta-nao-assume-compromisso-para-votacao-urgente-da-pec-do-semipresidencialismo-na-camara' });
TV 247 logo
      HOME > Poder

      Hugo Motta não assume compromisso para votação urgente da PEC do Semipresidencialismo na Câmara

      PEC foi protocolada na Câmara dos Deputados na quinta-feira, após o presidente da Câmara acenar a favor do semipresidencialismo

      Hugo Motta (Foto: Kayo Magalhaes / Agência Câmara)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta sexta-feira (7) que não há compromisso em pautar de forma urgente a proposta de emenda constitucional (PEC) que propõe a criação de um novo sistema de governo semipresidencialista no Brasil.

      Em declarações dadas a jornalistas na Paraíba, Motta explicou que há "interesse na Casa e entre os partidos em debater o tema", mas frisou que "discutir o sistema político do Brasil é sempre positivo para buscar mais eficiência, ampliar a participação popular e garantir um governo com mais resultados à população". As informações são da CNN Brasil.

      A PEC, protocolada na Câmara dos Deputados na quinta-feira (6), foi apresentada pelos deputados Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) e Lafayette Andrada (Republicanos-MG) e já conta com o apoio de 181 parlamentares. O projeto ganhou força nas últimas semanas, especialmente após o apoio de Hugo Motta, que, no último sábado (1), foi eleito presidente da Câmara. Durante seu discurso de vitória, Motta fez acenos a favor do semipresidencialismo, demonstrando simpatia pela proposta.

      Para que a proposta fosse oficialmente apresentada, a PEC precisava de 171 s, um número que foi facilmente alcançado. No entanto, a iniciativa não contou com a adesão dos deputados do PT, que decidiram não o texto devido à incerteza sobre a posição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a questão. O partido prefere aguardar a manifestação de Lula antes de se posicionar formalmente sobre o tema.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados