Xi Jinping reforça confiança no desenvolvimento industrial de alta qualidade durante visita a província de Henan, na China
Presidente chinês destaca modernização industrial, revitalização cultural e autossuficiência tecnológica em inspeção às cidades de Luoyang e Zhengzhou
247 - Durante uma visita de inspeção às cidades de Luoyang e Zhengzhou, na província central de Henan, o presidente da China, Xi Jinping, reiterou a importância do desenvolvimento de alta qualidade e da eficiência na governança, instando a região a desempenhar um papel significativo na modernização chinesa. As informações são da agência Xinhua. As informações são do jornal Global Times.
Xi, que também é secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Militar Central, enfatizou a necessidade de Henan fortalecer seu sistema industrial moderno, aprimorar a capacidade agrícola, melhorar o bem-estar da população e a governança social, além de promover a proteção ecológica e a prosperidade cultural.
Na segunda-feira, Xi visitou a empresa Luoyang Bearing Group Co., Ltd., cuja origem remonta ao primeiro plano quinquenal da China (1953-1957). Durante a visita, ele conheceu as linhas de produção inteligentes e conversou com os trabalhadores. Xi destacou: "A China sempre aderiu ao caminho de desenvolver a economia real. Do ado, quando dependíamos de fósforos, sabão e ferro importados, até agora, tornando-se o maior país manufatureiro do mundo com as categorias industriais mais completas, tomamos o caminho certo." Ele acrescentou que o país deve continuar fortalecendo o setor manufatureiro, aderindo aos princípios de autossuficiência e domínio de tecnologias essenciais em campos-chave.
Xi também ressaltou a importância da colaboração entre indústrias, universidades e institutos de pesquisa, visando cultivar um grande número de talentos de alta qualidade.
Especialistas observaram que a visita de Xi serviu como um incentivo ao desenvolvimento do setor manufatureiro de Henan, além de reforçar a confiança no avanço da região central da China. Cong Yi, professor da Escola de istração de Tianjin, afirmou ao Global Times que "Henan não é apenas uma importante província produtora de grãos, mas também possui uma base industrial sólida, com vantagens em mão de obra abundante, base industrial de longa data e esforços proativos do governo local para atrair investimentos."
Henan também se destaca como um dos maiores centros de transporte da Ásia, o que fortalece sua conectividade. À medida que o sistema industrial da China a por transformações, atividades manufatureiras que antes se concentravam nas regiões leste estão gradualmente se deslocando para o centro e oeste do país.
Aproveitando essas vantagens, Henan acelerou o desenvolvimento de sete clusters de manufatura avançada, cada um com valor superior a um trilhão de yuans, focando em áreas como novos materiais, veículos de nova energia (NEVs) e equipamentos avançados.
A Luoyang Bearing Group Co., Ltd., visitada por Xi, evoluiu de uma fábrica estabelecida em 1954 para um fabricante abrangente de rolamentos, oferecendo mais de 30.000 produtos em nove categorias principais. Atualmente, rolamentos de ponta representam 70% do valor total de sua produção. Durante o 14º Plano Quinquenal (2021-2025), 13 de suas inovações tecnológicas alcançaram padrões internacionais, incluindo rolamentos principais para máquinas de perfuração de túneis, eliminando a dependência de importações nessa área.
Henan também avançou significativamente no setor de NEVs, abrigando líderes globais como a BYD, maior fabricante mundial de veículos elétricos; a Yutong, principal fabricante de ônibus de nova energia; e a CATL, líder global em fornecimento de baterias de energia.
Fu Shenghua, vice-chefe do Partido da Yutong Bus Co., declarou ao Global Times: "No ado, tínhamos que viajar para Zhejiang ou Guangdong para comprar peças automotivas. Agora, com mais de 600 grandes empresas de autopeças na província, podemos fazer pedidos urgentes e receber as peças em duas horas."
Henan não apenas desenvolveu sua própria indústria manufatureira, mas também atraiu fabricantes de ponta, como a Foxconn, graças à sua infraestrutura favorável, ambiente de negócios e forte apoio político do governo local. Essa cooperação transformou a economia de Henan, tornando a província um centro global para a fabricação de terminais inteligentes.
No primeiro trimestre deste ano, o valor agregado da manufatura de alta tecnologia de Henan aumentou 14,1% em relação ao ano anterior, enquanto as indústrias emergentes estratégicas cresceram 10,6%, segundo dados do governo local.
Na terça-feira, Xi ouviu o relatório de trabalho das autoridades provinciais e enfatizou que o desenvolvimento de alta qualidade é fundamental para avançar na modernização chinesa. Diante de um ambiente externo complexo, a China deve focar inabalavelmente na gestão dos assuntos internos e na expansão da abertura de alto padrão.
A região central da China, composta por seis províncias, incluindo Henan, desempenha um papel crucial na estratégia de desenvolvimento coordenado do país. Desde a introdução da estratégia de "ascensão da China central" em 2004, cidades como Luoyang, Zhengzhou e Hefei têm se destacado na economia nacional, impulsionando o crescimento regional.
Com conexões de transporte sólidas, uma força de trabalho vasta e uma base industrial robusta, a China Central está bem posicionada para converter inovações e conquistas de P&D do leste em capacidade de manufatura, aumentando a competitividade geral.
Após anos de progresso, o setor manufatureiro da China Central está ganhando atenção nacional. Cada uma das seis províncias desenvolveu uma indústria característica: optoeletrônica em Hubei, maquinário de construção em Hunan, NEVs em Anhui, aviação em Jiangxi, materiais superduros em Henan e equipamentos de energia em Shanxi.
A região agora abrange todas as categorias do sistema industrial da China, com um aumento notável na intensidade tecnológica. O valor agregado da manufatura na China Central subiu de 6,1 trilhões de yuans (US$ 846 bilhões) em 2019 para 6,8 trilhões de yuans em 2023, representando cerca de um quinto do total nacional.
Com forte apoio político, as seis províncias transformaram-se de retardatárias em pioneiras na abertura da China. Em Henan, por exemplo, produtos como salmão nórdico, cerejas sul-americanas e as últimas modas italianas podem ser distribuídos nacionalmente em 12 horas após chegarem ao Aeroporto Internacional de Zhengzhou Xinzheng, conforme afirmou Zhang Min, vice-governador de Henan, em uma coletiva de imprensa em maio de 2024.
Xi também visitou o Templo do Cavalo Branco, construído durante a Dinastia Han Oriental (25-220), onde aprendeu sobre a adaptação do budismo ao contexto chinês e os esforços locais para preservar relíquias culturais.
Nas Grutas de Longmen, um Patrimônio Mundial da UNESCO com mais de 1.500 anos, Xi destacou a importância de preservar, herdar e promover esses tesouros da cultura chinesa. Ele afirmou que a integração da cultura e do turismo possui grande potencial, exigindo esforços para promover o desenvolvimento de alta qualidade do setor e transformá-lo em uma indústria pilar que beneficie o povo e enriqueça suas vidas.
Nos últimos anos, as Grutas de Longmen intensificaram os esforços para proteger relíquias culturais e aproveitar a tecnologia para transformar artefatos históricos estáticos em arquivos digitais dinâmicos. Essas iniciativas criaram novas formas de turismo cultural e experiências de consumo, oferecendo aos visitantes uma experiência mais envolvente e imersiva.
Gao Junping, diretora do Centro de Informação e Dados do Instituto de Pesquisa das Grutas de Longmen, disse ao Global Times que "o trabalho de proteção digital das Grutas de Longmen representa uma prática das novas forças produtivas de qualidade no campo da conservação do patrimônio cultural. Tecnologias como impressão 3D foram aplicadas à pesquisa de conservação de estátuas budistas e à restauração policromada das grutas."
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: