UE investiga se exportações chinesas estão inundando o mercado europeu após tarifaço de Trump
Força-tarefa da UE analisará impacto das tarifas dos EUA sobre produtos chineses e possíveis riscos para a indústria europeia
247 - A União Europeia está intensificando seus esforços para avaliar os efeitos colaterais das tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos chineses.
Segundo informações do South China Morning Post, uma força-tarefa criada pela Comissão Europeia deverá apresentar, até o final de maio, um relatório preliminar sobre o possível redirecionamento de exportações chinesas para o mercado europeu, como consequência das tarifas de até 145% aplicadas pelos EUA sobre bens chineses.
A preocupação central da UE é que, diante das barreiras impostas pelos EUA, fabricantes chineses busquem novos mercados para seus produtos, oferecendo-os a preços reduzidos na Europa. Esse movimento poderia prejudicar setores industriais europeus, especialmente aqueles já afetados por excesso de capacidade produtiva na China. A força-tarefa está examinando dados alfandegários da UE e da China, além de registros nacionais e informações de embarques, para identificar mudanças abruptas nos fluxos comerciais.
Setores como aço, alumínio, produtos químicos e equipamentos elétricos estão sob análise, devido ao risco elevado de práticas de dumping. A Comissão Europeia considera a possibilidade de adotar medidas de salvaguarda, como cotas de importação e tarifas adicionais, caso seja detectado um aumento súbito e inesperado nas importações que ameace a indústria local.
Paralelamente, a UE está em negociações com a China para estabelecer um mecanismo conjunto de monitoramento de desvios comerciais. Em uma conversa recente, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, destacou ao primeiro-ministro chinês, Li Qiang, a importância de ambas as partes colaborarem para lidar com os efeitos das tarifas dos EUA e manter a estabilidade do comércio internacional.
Enquanto isso, a UE também prepara possíveis medidas retaliatórias contra os EUA, caso as negociações em andamento não avancem até julho, quando expira a suspensão temporária de 90 dias das tarifas adicionais anunciadas por Trump. A Comissão Europeia propôs tarifas sobre importações americanas no valor de até €95 bilhões, abrangendo produtos como aeronaves, automóveis, peças automotivas, produtos químicos e equipamentos elétricos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: