Macron condiciona alívio de sanções à Síria a avanços sob liderança de ex-líder jihadista
Presidente francês afirma que França e UE podem suspender sanções se governo sírio de Ahmed al-Sharaa "continuar nesse caminho"
247 - O presidente francês Emmanuel Macron declarou nesta quarta-feira (7) que apoiará a suspensão progressiva das sanções da União Europeia contra a Síria, desde que o país "continue seguindo sua atual trajetória" nas decisões políticas. A afirmação foi feita durante encontro em Paris com o presidente sírio Ahmed al-Sharaa, marcando a primeira visita oficial do novo líder sírio à Europa. As informações são da agência Reuters.
"Disse ao presidente que, se ele continuar nesse caminho, faremos o mesmo. Ou seja, começando pela suspensão progressiva das sanções europeias, e também pressionaremos nossos parceiros americanos a seguirem o mesmo caminho", afirmou Macron.
A visita de al-Sharaa à França ocorre em meio a um contexto complexo. Ex-líder do grupo jihadista Hayat Tahrir al-Sham (HTS), al-Sharaa assumiu a presidência da Síria após a queda do regime de Bashar al-Assad em dezembro de 2024. Embora tenha se distanciado da Al-Qaeda desde 2016, o HTS ainda é classificado como organização terrorista por diversas nações ocidentais, incluindo os Estados Unidos .
Apesar das preocupações, a União Europeia já começou a aliviar algumas sanções setoriais, como as que afetam os setores de energia, transporte e reconstrução, para apoiar a recuperação econômica da Síria. No entanto, as sanções específicas contra al-Sharaa e o HTS permanecem em vigor .
A comunidade internacional observa com cautela os desdobramentos na Síria, especialmente diante de relatos de violência sectária envolvendo minorias como os drusos e alauítas. Recentes confrontos resultaram em centenas de mortes, levantando dúvidas sobre a capacidade do novo governo em garantir a segurança e os direitos de todas as comunidades.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: