Trump lança ataques em larga escala contra os houthis do Iêmen, matando pelo menos 31 pessoas
É a maior operação militar dos EUA no Oriente Médio desde que Trump assumiu o cargo
Reuters - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou ataques militares em larga escala contra os houthis do Iêmen, neste sábado (15), matando pelo menos 31 pessoas e ferindo pelo menos outras 101, no início de uma campanha que deve durar muitos dias.
Trump também alertou o Irã para interromper imediatamente o apoio ao grupo. Ele disse que se o Irã ameaçasse os Estados Unidos, "a América os responsabilizará totalmente e não seremos gentis sobre isso!"
O principal comandante da Guarda Revolucionária do Irã reagiu neste domingo (16), dizendo que os Houthis são independentes e tomam suas próprias decisões estratégicas e operacionais. "Advertimos nossos inimigos que o Irã responderá de forma decisiva e destrutiva se eles colocarem suas ameaças em prática", disse Hossein Salami à mídia estatal.
O gabinete político dos Houthis descreveu os ataques como um "crime de guerra".
"Nossas forças armadas iemenitas estão totalmente preparadas para responder à escalada com escalada", disse em um comunicado.
Moradores de Sanaa disseram que os ataques atingiram um prédio em um reduto Houthi.
"As explosões foram violentas e sacudiram o bairro como um terremoto. Elas aterrorizaram nossas mulheres e crianças", disse um dos moradores, que se identificou como Abdullah Yahia, à Reuters.
Os ataques também tiveram como alvo instalações militares Houthi na cidade de Taiz, no sudoeste do Iêmen, disseram duas testemunhas na área no domingo.
Os ataques em andamento — que um oficial dos EUA disse à Reuters que podem continuar por semanas — representam a maior operação militar dos EUA no Oriente Médio desde que Trump assumiu o cargo em janeiro. Aconteceu enquanto os Estados Unidos aumentavam a pressão de sanções sobre Teerã ao mesmo tempo que diziam tentar levar o país persa à mesa de negociações sobre seu programa nuclear.
Os Houthis, um movimento armado que assumiu o controle da maior parte do Iêmen na última década, lançaram dezenas de ataques a navios na costa do país desde novembro de 2023, interrompendo o comércio global e colocando os militares dos EUA em uma campanha custosa para interceptar mísseis e drones que destruíram os estoques de defesa aérea dos EUA.
Um porta-voz do Pentágono disse que os Houthis atacaram navios de guerra dos EUA 174 vezes e embarcações comerciais 145 vezes desde 2023. Os Houthis dizem que os ataques são em solidariedade aos palestinos pela guerra de Israel em Gaza com militantes do Hamas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: