window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Leonardo Sobreira', 'page_url': '/mundo/trump-exige-minerais-raros-da-ucrania-em-troca-de-ajuda-dos-eua' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Trump exige minerais raros da Ucrânia em troca de ajuda dos EUA

      Um dos principais interesses dos EUA no conflito na Ucrânia é garantir o o a minerais críticos

      Volodymyr Zelensky e Donald Trump (Foto: Reuters/Shannon Stapleton)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (3) que está explorando a possibilidade de fechar um acordo com Kiev que concederia aos Estados Unidos o a minerais de terras raras da Ucrânia em troca da ajuda ou recursos que Washington fornece.

      Um dos principais interesses dos EUA no conflito na Ucrânia é garantir o o a minerais críticos, essenciais para sua indústria de tecnologia. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, já manifestou, em ocasiões anteriores, a intenção de firmar acordos estratégicos com os Estados Unidos nesse setor. Em agosto, a agência Interfax destacou que senadores americanos apoiam o projeto, enxergando nele uma oportunidade para gerar lucros significativos para os EUA.

      "Estamos procurando fazer um acordo com a Ucrânia, onde eles vão garantir o que estamos dando a eles com suas terras raras e outras coisas", disse Trump a repórteres, de acordo com a agência Sputnik

      "Eles [os ucranianos] têm ótimas terras raras, e eu quero segurança dessas terras raras, e eles estão dispostos a fazer isso", complementou. 

      Trump também disse que "muito progresso" foi alcançado em termos de encerrar o conflito entre Rússia e Ucrânia. "Fizemos muito progresso com a Rússia e a Ucrânia, veremos o que acontece. Mas muito progresso foi feito. Temos que parar essa guerra ridícula", disse Trump.

      Ele também assinou uma ordem executiva para designar formalmente Keith Kellogg como seu enviado especial para a Ucrânia e a Rússia.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados