window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Luis Mauro Filho', 'page_url': '/mundo/trump-diz-a-secretarios-que-eles-sao-responsaveis-por-cortes-de-pessoal-e-nao-musk' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Trump diz a secretários que eles são responsáveis por cortes de pessoal, e não Musk

      O bilionário e CEO da Tesla e seu Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na sigla em inglês) terão apenas papel de aconselhamento, disse Trump

      Presidente Donald Trump na Casa Branca (Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein)
      Luis Mauro Filho avatar
      Conteúdo postado por:

      Por Nandita Bose

      WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira aos membros de seu gabinete que são eles os responsáveis pela palavra final sobre as equipes e as políticas de suas agências, e não o bilionário Elon Musk, disse uma fonte próxima ao assunto.

      O bilionário e CEO da Tesla e seu Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na sigla em inglês) terão apenas papel de aconselhamento, disse Trump, segundo a fonte. A reunião foi convocada em meio a reclamações dos chefes das agências e de alguns parlamentares republicanos quanto à política de corte de custos, que às vezes é aleatória.

      A mensagem de Trump parece ser uma tentativa de frear Musk, cujo Doge acumulou autoridade sem precedentes para implementar demissões em massa, cancelar bilhões de dólares em programas e contratos e ganhar o a sistemas sensíveis de computadores.    

      O presidente postou sobre a reunião de gabinete na plataforma de redes sociais Truth Social, dizendo que ele e Musk tiveram um encontro positivo com a maioria dos secretários.  “É muito importante que cortemos para os níveis em que eles deveriam estar, mas também é importante manter as melhores e mais produtivas pessoas”, escreveu Trump. “Vamos de bisturi em vez de machado.”    

      A reunião desta quinta-feira foi uma drástica mudança no tom em relação à primeira reunião do gabinete de Trump, na semana ada, quando ele permitiu que Musk fizesse um monólogo sobre o Doge no início da reunião e depois perguntou: "Alguém está descontente com Elon"> if (googletag && googletag.apiReady) { googletag.cmd.push(() => { googletag.display(id); }); }

      No X, Musk afirmou que a ausência de resposta seria considerada renúncia ao cargo. Na semana ada, a Reuters noticiou que os principais assessores da Casa Branca estão lutando para conter disputas em todo o governo após o ultimato de Musk. O e-mail causou uma grande confusão, com alguns departamentos instruindo os funcionários públicos a responder e outros dizendo a eles que a demanda era opcional.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados