Tropas de Israel abrem fogo contra delegação diplomática em Jenin
Embaixadores e jornalistas foram alvo de tiros disparados por tropas israelenses na entrada do campo de refugiados. Brasileiro integra a delegação
247 - Tropas israelenses abriram fogo, com munição real, contra uma delegação diplomática internacional que se dirigia ao campo de refugiados de Jenin, na Cisjordânia ocupada, na manhã desta quarta-feira (21). Segundo a agência palestina WAFA, os disparos ocorreram quando os representantes estavam próximos ao portão leste do campo, instalado pelas forças de ocupação israelenses.
Segundo a reportagem, os soldados posicionados nos arredores do campo atiraram de forma direta e intensa contra os diplomatas e um grupo de jornalistas que acompanhavam a visita. O objetivo da missão diplomática era verificar as condições humanitárias da população local e os impactos do cerco militar imposto por Israel.
A delegação, composta por representantes de ministérios estrangeiros e árabes, esteve na sede do governo local em Jenin, onde foi recebida por autoridades da província. Durante o encontro, o governador apresentou um panorama da grave situação econômica da cidade, as perdas em infraestrutura e comércios, bem como os efeitos da ofensiva militar sobre os cerca de 22 mil palestinos que foram forçados a deixar suas casas.
O Ministério das Relações Exteriores e dos Expatriados da Palestina condenou veementemente o ataque. Em nota, a chancelaria afirmou que o episódio configura “uma violação grave e flagrante do direito internacional” e contraria as normas fundamentais das relações diplomáticas previstas na Convenção de Viena de 1961, que assegura a proteção e a imunidade de representantes diplomáticos.
A pasta palestina também classificou a ação como “uma escalada perigosa” que demonstra o “desrespeito sistemático” das autoridades israelenses à soberania da Palestina e aos princípios do direito internacional.
Entre os integrantes da delegação atingida estavam embaixadores e representantes diplomáticos do Egito, Jordânia, Marrocos, União Europeia, Portugal, China, Áustria, Brasil, Bulgária, Turquia, Espanha, Lituânia, Polônia, Rússia, Japão, Romênia, México, Sri Lanka, Canadá, Índia, Chile, França e Reino Unido, além de outros países.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: