window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/mundo/israel-prepara-ataque-contra-instalacoes-nucleares-do-ira-segundo-cnn' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Israel prepara ataque contra instalações nucleares do Irã, segundo CNN

      Movimento militar israelense ocorre mesmo com negociações em andamento entre Teerã e Washington, mediadas por Omã

      Bandeiras de Israel (à esq.) e do Irã (Foto: Reprodução I Divulgação)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – As Forças Armadas de Israel estão se preparando para um possível ataque às instalações nucleares do Irã, mesmo com as negociações diplomáticas em curso entre os governos iraniano e norte-americano. A informação foi divulgada pela CNN, com base em fontes da istração dos Estados Unidos, e reproduzida pela agência russa TASS nesta terça-feira (21).

      De acordo com a reportagem, a possibilidade de um ataque israelense aumentou consideravelmente nos últimos meses. “A chance de um ataque israelense a uma instalação nuclear iraniana aumentou significativamente nos últimos meses”, afirmou uma fonte com o à inteligência norte-americana. A mesma fonte destacou que um eventual acordo entre Irã e Estados Unidos, negociado pelo ex-presidente Donald Trump e que não preveja a eliminação total do estoque de urânio iraniano, “torna a possibilidade de um ataque ainda mais provável”.

      Ainda segundo a CNN, não está claro se as autoridades israelenses já tomaram a decisão definitiva de lançar o ataque. Os dados de inteligência disponíveis nos Estados Unidos também não fornecem uma confirmação inequívoca dos preparativos israelenses. No entanto, indícios como movimentações de munições aéreas e a conclusão de um exercício militar aéreo são apontados como possíveis sinais de que Tel Aviv estaria se organizando para uma ofensiva.

      A reportagem ressalta, contudo, que essas movimentações militares podem fazer parte de uma estratégia de demonstração de força, com o objetivo de pressionar o Irã a ceder em pontos-chave de seu programa nuclear, especialmente no que diz respeito ao enriquecimento de urânio.

      Diplomacia em paralelo

      Enquanto os riscos de um confronto direto aumentam, diplomatas norte-americanos e iranianos vêm mantendo um canal de diálogo com a mediação de Omã. Desde abril, foram realizadas quatro rodadas de conversas. O primeiro encontro ocorreu em 12 de abril, em Mascate, capital omanita, seguido por uma nova reunião em 19 de abril, em Roma. As duas rodadas seguintes aconteceram em Mascate, nos dias 26 de abril e 11 de maio.

      As negociações contam com a participação do ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, e do enviado especial da presidência dos Estados Unidos, Steve Witkoff. De acordo com o jornalista Lawrence Norman, do The Wall Street Journal, há expectativa de uma quinta rodada de reuniões nos dias 24 e 25 de maio, novamente em Roma.

      O ime em torno do programa nuclear iraniano permanece como um dos pontos mais sensíveis da geopolítica do Oriente Médio. Enquanto o Irã insiste no caráter pacífico de suas atividades nucleares, Israel e Estados Unidos veem com desconfiança o acúmulo de urânio enriquecido e as limitações ao o de inspetores internacionais.

      A tensão entre demonstrações militares e tentativas diplomáticas ilustra o cenário volátil da região e o desafio global de conter a proliferação nuclear sem recorrer ao conflito armado.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados