window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Bianca Penteado', 'page_url': '/mundo/tesla-para-de-aceitar-novos-pedidos-na-china-de-modelos-importados-fabricados-nos-eua' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Tesla para de aceitar novos pedidos na China de modelos importados fabricados nos EUA

      Medida ocorre em um momento de intensificação da guerra comercial entre os dois países

      Tesla Model S (Foto: REUTERS/Benoit Tessier/File Photo)
      Bianca Penteado avatar
      Conteúdo postado por:

      (Reuters) – A Tesla suspendeu os pedidos para os modelos Model S e Model X em seu site chinês, segundo verificações da Reuters nesta sexta-feira, em meio ao aumento das tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo.

      Ambos os modelos são fabricados nos Estados Unidos e importados para a China. Os pedidos também deixaram de estar disponíveis no mini programa da montadora no WeChat, popular plataforma chinesa.

      A Tesla não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

      Embora a empresa não tenha informado o motivo da decisão, a medida ocorre em um momento de intensificação da guerra comercial entre China e EUA. Nesta sexta-feira, a China aumentou as tarifas sobre produtos americanos para 125%, após o presidente Donald Trump decidir elevar as tarifas sobre produtos chineses para 145%.

      As tarifas mais altas dos EUA aumentam significativamente o custo final para consumidores chineses, tornando esses carros mais caros do que os veículos elétricos produzidos localmente.

      A Tesla, com sede em Austin, Texas, é uma das menos afetadas pelas tarifas de Trump entre as montadoras, já que grande parte de sua produção é doméstica para o mercado dos EUA.

      A montadora fabrica os modelos Model 3 e Model Y em sua fábrica em Xangai, tanto para vendas internas quanto para exportação a mercados como a Europa — esses modelos representam a maior parte das vendas da empresa.

      Segundo Li Yanwei, analista da Associação de Concessionárias da China, em 2024 foram importados para o país 1.553 unidades do Model X e 311 do Model S.

      Juntos, esses dois modelos representaram menos de 0,5% das mais de 657 mil entregas da Tesla no ano ado.

      O aumento da concorrência de montadoras locais como a BYD também afetou as vendas da Tesla na China.

      As entregas da categoria que inclui o sedã , o SUV da Tesla e a picape Cybertruck caíram 25% no primeiro trimestre globalmente, em grande parte devido à falta de atualizações nos veículos e à reação negativa à política do CEO Elon Musk.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados