window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Leonardo Sobreira', 'page_url': '/mundo/sob-pressao-zelensky-apela-por-tregua-com-a-russia' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Sob pressão, Zelensky apela por trégua com a Rússia

      Declaração surge após ataques russos massivos e incerteza sobre apoio do Ocidente

      Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, 17/10/2024 (Foto: REUTERS/Johanna Geron)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez um apelo urgente por uma trégua parcial após uma noite de intensos ataques russos contra a infraestrutura energética e de gás do país na madrugada desta sexta-feira (7). A ofensiva ocorre em um momento crítico para Kiev, que enfrenta incertezas sobre o apoio militar dos Estados Unidos e da União Europeia. As informações são da Reuters

      Os ataques, descritos como uma das maiores investidas russas nos últimos meses, incluíram o lançamento de 67 mísseis e 194 drones. Segundo a força aérea ucraniana, 34 mísseis e 100 drones foram abatidos, mas os danos atingiram instalações essenciais para a resistência ucraniana. Diante desse cenário, Zelensky reforçou o pedido para que o Ocidente pressione Moscou a interromper os ataques aéreos e navais, mas sem incluir tropas terrestres.

      A proposta de cessar-fogo parcial, inicialmente sugerida pela França, ganhou força com a recente mudança diplomática dos Estados Unidos em relação à Rússia. O retorno de Donald Trump ao cenário político tem gerado preocupação em Kiev, uma vez que o presidente norte-americano já sinalizou um possível realinhamento estratégico que poderia reduzir o e militar à Ucrânia.

      Além disso, o governo ucraniano enfrenta dificuldades para garantir novos pacotes de ajuda da União Europeia. Apesar da proposta de injetar centenas de bilhões de euros na indústria militar do bloco, a Hungria tem bloqueado o consenso necessário para a aprovação dos recursos, tornando o futuro da assistência europeia incerto.

      Enquanto Zelensky pede uma trégua emergencial, o governo norte-americano já iniciou movimentações para uma possível negociação de paz com a Rússia. Steve Witkoff, enviado especial de Trump para o Oriente Médio, confirmou nesta quinta-feira (7) que delegações dos Estados Unidos e da Ucrânia planejam discutir um possível acordo de paz e um cessar-fogo inicial de seis meses com a Rússia em uma reunião na Arábia Saudita na próxima semana.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados