window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Laís Gouveia', 'page_url': '/mundo/sem-sofrimento-e-trabalhando-vaticano-revela-como-foram-as-ultimas-horas-do-papa' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      "Sem sofrimento e trabalhando": Vaticano revela como foram as últimas horas do papa

      O papa Francisco faleceu na manhã da segunda-feira (21), aos 88 anos

      Papa Francisco (Foto: REUTERS/Tony Gentile)
      Laís Gouveia avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O papa Francisco faleceu na manhã da segunda-feira (21), aos 88 anos, no Vaticano, após sofrer um derrame seguido de parada cardíaca. A informação foi divulgada pela Reuters, com base em comunicado da agência oficial do Vaticano, nesta terça-feira (22). Em seus últimos momentos, o pontífice demonstrou afeto, fé e gratidão — valores que marcaram todo o seu papado.

      Em uma de suas últimas aparições públicas, no domingo de Páscoa (20), Francisco surpreendeu cerca de 35 mil fiéis ao circular pela Praça de São Pedro a bordo do papamóvel. Sentado em uma cadeira elevada, o papa foi saudado com aplausos e gritos de “viva il papa”, enquanto abençoava bebês levados até ele por auxiliares. O momento emocionou o público e foi possível graças ao apoio de seu enfermeiro pessoal, Massimiliano Strappetti.

      “Obrigado por me trazer para a praça”, disse o pontífice a Strappetti, responsável por cuidar dele 24 horas por dia. Segundo o boletim do Vaticano, Francisco insistiu em participar da celebração mesmo contrariando orientações médicas. Os profissionais haviam recomendado dois meses de repouso, devido às complicações provocadas por uma pneumonia bilateral, que o levou a ar 38 dias hospitalizado no início do ano.

      Mesmo debilitado, o papa ou o domingo em atividades normais e teve um "jantar tranquilo", de acordo com a agência vaticana. No entanto, por volta das 5h30 da manhã de segunda-feira, apresentou sinais de um “mal súbito”. “Pouco mais de uma hora depois, ao fazer um gesto de despedida com a mão para Strappetti… o pontífice entrou em coma. Ele não sofreu, e tudo aconteceu muito rápido”, relatou o comunicado.

      A agência pontuou ainda que Francisco morreu “tendo abraçado novamente o povo, depois de um longo tempo” — um símbolo da postura pastoral que sempre adotou, aproximando-se dos marginalizados, promovendo a misericórdia e abrindo espaços para diálogo dentro e fora da Igreja.

      Desde a eleição em 2013, Jorge Mario Bergoglio, o primeiro papa latino-americano e jesuíta a ocupar o trono de Pedro, se destacou por romper protocolos e renovar a imagem da Igreja Católica, muitas vezes em meio a controvérsias. Mesmo crítico do divórcio, foi responsável por abrir caminhos pastorais para fiéis em situações irregulares. Sua simplicidade, seu comprometimento com os pobres e seu espírito reformador marcaram uma era.

      O corpo do pontífice será velado na Basílica de São Pedro a partir da quarta-feira (23), onde os fiéis poderão prestar suas últimas homenagens. O Vaticano ainda divulgará detalhes sobre o funeral, que deve reunir chefes de Estado e milhões de católicos do mundo todo.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados