Cuba está em luto oficial pela morte do Papa Francisco e destaca seu legado de amizade e paz
O Papa Francisco foi um “fervoroso defensor da paz”, destaca decreto do Governo cubano
247 - O governo cubano decretou luto oficial pela morte de Sua Santidade o Papa Francisco, falecido aos 88 anos, como informou a Prensa Latina nesta terça-feira (22). A decisão, tomada pelo presidente Miguel Díaz-Canel, estabelece o luto de 6h da manhã desta terça-feira até a meia-noite do dia 24 de abril, em reconhecimento ao papel ativo do pontífice em prol da paz, da justiça social e da preservação do meio ambiente.
Em comunicado oficial lido na televisão nacional, o governo cubano destacou a atuação do Papa Francisco como um “fervoroso defensor da paz” e ressaltou sua trajetória como chefe de Estado e líder espiritual que, ao longo dos anos, manteve uma relação de respeito e cooperação com Cuba. “Ele concordou com Cuba em muitas questões da agenda internacional”, diz a nota, que também enaltece seu papel na defesa da soberania da ilha e no chamado ao fim do bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos.
A nota oficial ainda recorda a importância que o Papa atribuiu ao fortalecimento das relações entre Cuba e a Santa Sé, assim como seu empenho pessoal na promoção do diálogo entre os governos de Havana e Washington. Em diversos momentos de seu pontificado, Francisco manifestou solidariedade ao povo cubano e se pronunciou contra as sanções unilaterais aplicadas por Washington à ilha caribenha.
Em carta tornada pública nesta segunda-feira, o general de Exército Raúl Castro manifestou sua dor pela perda de alguém que considerava um “amigo próximo e um homem íntegro e coerente”. Para ele, o pontífice teve um papel essencial na promoção da fraternidade entre os povos. “Destaco seu trabalho incansável em defesa da paz e seu carinho sincero pelo povo desta ilha”, escreveu o líder da Revolução Cubana.
Raúl Castro também mencionou o “diálogo fraterno e o entendimento” que marcaram a relação entre Cuba e o Vaticano durante o pontificado de Francisco, relação que teria se fortalecido significativamente nos últimos anos.
Outro momento de destaque nas relações entre Cuba e a Santa Sé sob a liderança do Papa Francisco foi a visita do presidente Díaz-Canel ao Vaticano, em junho de 2023, ocasião em que ambos dialogaram sobre temas internacionais e a importância da justiça social.
Durante o período de luto oficial, a bandeira cubana permanecerá hasteada a meio mastro em todos os edifícios públicos e instituições militares. A medida é um sinal de respeito e homenagem a um líder religioso que cultivou laços sólidos com o povo cubano, seja por meio de suas posições políticas, seja pela sensibilidade com que sempre se dirigiu às nações do Sul Global.
O Papa Francisco foi o primeiro pontífice latino-americano da história e deixou uma marca profunda no cenário internacional ao advogar por um mundo multipolar, baseado na solidariedade, no diálogo inter-religioso e na justiça ambiental. Em Cuba, seu legado continuará presente, como símbolo de resistência, fraternidade e esperança.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: