window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Otávio Rosso', 'page_url': '/mundo/retrocesso-nas-conquistas-do-papa-francisco-e-impensavel-diz-cardeal-brasileiro-que-participara-do-conclave' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Retrocesso nas conquistas do Papa Francisco é ‘impensável’, diz cardeal brasileiro que participará do Conclave

      Dom Jaime Spengler ressaltou a importância de preservar as conquistas da Igreja Católica nos últimos anos

      Papa Francisco e dom Jaime Spengler (Foto: Vaticano/Divulgação)
      Otávio Rosso avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O cardeal Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e um dos sete brasileiros que participarão do Conclave para eleger o novo papa, afirmou nesta terça-feira (22) que um retrocesso nas transformações promovidas durante os 12 anos de pontificado de Francisco seria “impensável”. A declaração foi dada em entrevista ao programa Conexão Globonews.

      Dom Jaime ressaltou a importância de preservar as conquistas da Igreja Católica nos últimos anos e destacou o papel de Francisco na abertura ao diálogo e à escuta. “A maioria do colégio cardinalício foi criado pelo próprio Papa Francisco. Eu creio, ou melhor, imagino que um retrocesso nesse caminho realizado até aqui é impensável. A igreja está num processo muito bonito... creio que a disposição para a escuta é um legado que o papa nos trouxe que devemos levar pra frente e aprimorar”, afirmou.

      O cardeal viajou para Roma nesta terça-feira, logo após a entrevista, onde participará do Conclave e da liturgia do funeral, marcada para o próximo sábado. Ele já recebeu orientações sobre os protocolos que serão seguidos durante o processo de escolha do novo papa.

      Segundo Dom Jaime, a eleição do novo pontífice acontece em um momento especialmente delicado para a sociedade global. “Vivemos numa sociedade marcada pelo medo. Como ser nesse contexto peregrino de esperança, mensageiro de uma palavra de fé nessa realidade? Aí está o desafio que o colégio de cardeais terá pela frente”, observou.

      Para ele, os tempos atuais exigem uma Igreja atenta às dores do mundo e próxima das pessoas. “Nós estamos vivendo uma terceira guerra mundial aos pedaços. Isso nos desafia como comunidade de fé. Outro desafio é a transmissão da fé às novas gerações. Com qual linguagem? Isso nos desafia”, concluiu o cardeal.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados