Lula deve convidar líderes do Congresso e do Supremo para velório de Francisco em Roma
Objetivo é sinalizar uma unidade do governo e reforçar os laços com a Câmara e o Senado
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende convidar os chefes do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF) para acompanhá-lo em sua viagem a Roma, onde participará do velório do Papa Francisco. A informação foi confirmada por uma fonte da diplomacia do Palácio do Planalto ouvida pela coluna da jornalista Daniela Lima, do g1.
Os detalhes da viagem deverão ser definidos nesta terça-feira (22), com a expectativa de uma comitiva reduzida, já que a cidade será tomada por fiéis devido à despedida de Francisco, um dos papas mais longevos e influentes deste século. Além disso, 2025 marca o ano do Jubileu Católico, um evento de grande importância para a Igreja, realizado a cada 25 anos e repleto de cerimônias especiais.
Ainda de acordo com a reportagem, a presença dos líderes do Legislativo e do Judiciário tem como objetivo sinalizar uma unidade do governo e reforçar os laços com a Câmara e o Senado, num momento em que as pressões por uma reforma ministerial estão em pauta. O presidente Lula também busca construir uma imagem de impacto que remeta à histórica viagem de 2005, quando, durante o velório do Papa João Paulo II, levou os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, José Sarney e Itamar Franco, o que gerou forte repercussão política.
No entanto, o Palácio do Planalto ainda não definiu sua posição sobre a sucessão papal. Embora existam previsões sobre a possibilidade de um novo papa com inclinação conservadora, diplomatas próximos ao presidente destacam que o Papa Francisco nomeou a maioria dos cardeais que serão responsáveis pela escolha do próximo líder da Igreja Católica.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: