Putin anuncia cessar-fogo de três dias durante comemorações da vitória sobre o nazismo
"Todas as ações militares serão suspensas", segundo o governo russo, que afirmou ter tomado a decisão com base em "considerações humanitárias"
247 - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta segunda-feira (28) um cessar-fogo unilateral entre os dias 8 e 11 de maio, durante as celebrações do 80º aniversário da vitória soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. A informação foi divulgada pelo Kremlin e repercutida pela imprensa internacional.
De acordo com o comunicado, o cessar-fogo começará à meia-noite do dia 8 e seguirá até a meia-noite do dia 11. Durante esse período, "todas as ações militares serão suspensas", segundo o governo russo, que afirmou ter tomado a decisão com base em "considerações humanitárias".
O Kremlin declarou esperar que a Ucrânia adote a mesma postura. Em caso de descumprimento por parte das forças ucranianas, Moscou afirmou que dará uma "resposta adequada e eficaz".
Ainda na nota oficial, a Rússia reiterou sua disposição para iniciar negociações de paz "sem pré-condições", com o objetivo de "eliminar as causas profundas da crise ucraniana" e promover uma interação construtiva com parceiros internacionais.
O gesto acontece em um momento em que a guerra, iniciada com a invasão russa em fevereiro de 2022, se aproxima do seu quarto ano, com pesadas perdas humanas e crescente desgaste internacional — especialmente para o governo de Kiev, que enfrenta dificuldades militares recentes e forte dependência de apoio externo.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: