window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'José Reinaldo', 'page_url': '/mundo/kim-jong-un-considera-uma-missao-sagrada-a-participacao-norte-coreana-na-libertacao-da-regiao-russa-de-kursk' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Kim Jong Un considera uma "missão sagrada" a participação norte-coreana na libertação da região russa de Kursk

      Líder norte-coreano anuncia a construção de memorial em Pyongyang para homenagear tropas que lutaram ao lado da Rússia contra forças ucranianas

      Kim Jong Un, líder norte-coreano (Foto: Vladimir Smirnov/TASS)
      José Reinaldo avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A participação das forças norte-coreanas na operação militar para libertar a região russa de Kursk das tropas ucranianas foi descrita pelo líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, como uma "missão sagrada". A informação foi divulgada pela Comissão Militar Central do Partido do Trabalh da Coreia e publicada pela agência russa TASS nesta segunda-feira (28).

      De acordo com a nota oficial, citada pela Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA), Kim Jong Un afirmou que o envio de tropas norte-coreanas ao conflito visou "consolidar a amizade e a solidariedade tradicionais entre os dois países, garantindo o desenvolvimento e a prosperidade de ambos os países e protegendo a honra da Coreia do Norte".

      Kim decidiu pela participação militar em conformidade com o Artigo 4 do Tratado de Parceria Estratégica Abrangente assinado entre Pyongyang e Moscou. O artigo estabelece que, em caso de ataque armado a uma das partes, a outra deverá oferecer "assistência militar e de outro tipo" imediatamente.

      "A situação exigia a promulgação do Artigo 4 do Tratado de Parceria Estratégica Abrangente entre a Coreia do Norte e a Rússia", destacou o comunicado. A partir dessa determinação, Kim ordenou que unidades do Exército Popular Coreano se unissem às Forças Armadas Russas para "derrotar e eliminar os invasores neonazistas ucranianos e libertar certas áreas da Região de Kursk".

      Kim Jong Un também exaltou a bravura dos soldados norte-coreanos que participaram da operação militar, classificando-os como "heróis que lutaram por justiça". Ele anunciou que um memorial será erguido em breve em Pyongyang para homenagear os militares envolvidos.

      "A construção deste memorial servirá como um símbolo eterno da coragem e do espírito de sacrifício de nossos combatentes, que cumpriram com honra a missão confiada a eles", declarou Kim, segundo a KCNA.

      No último sábado (26), o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Russas, General Valery Gerasimov, informou ao presidente russo, Vladimir Putin, que a operação militar em Kursk havia sido concluída com sucesso. Gerasimov fez questão de destacar o papel desempenhado pelas tropas norte-coreanas durante os combates.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados