Meta lança seu novo modelo de IA, o "Llama 4"
Em comunicado, a Meta afirmou que os novos modelos “são os mais avançados até hoje” e representam “o melhor da categoria em multimodalidade”
Reuters - A Meta Platforms anunciou neste sábado (5) o lançamento da nova geração de seu modelo de linguagem de grande porte (LLM), batizada de Llama 4 Scout e Llama 4 Maverick.
Segundo a empresa, o Llama é um sistema de inteligência artificial multimodal, ou seja, capaz de processar e integrar diferentes tipos de dados — como texto, vídeo, imagens e áudio — e de converter conteúdo entre esses formatos.
Em comunicado, a Meta afirmou que os novos modelos “são os mais avançados até hoje” e representam “o melhor da categoria em multimodalidade”.
A empresa também informou que tanto o Llama 4 Maverick quanto o Llama 4 Scout serão disponibilizados como software de código aberto. Além disso, a Meta está fazendo uma prévia do Llama 4 Behemoth, descrito como “um dos modelos de linguagem mais inteligentes do mundo e o mais poderoso que já desenvolvemos, pensado para atuar como um professor para nossos novos modelos”.
As grandes empresas de tecnologia têm investido de forma agressiva em infraestrutura de inteligência artificial desde o sucesso do ChatGPT, da OpenAI, que revolucionou o setor e impulsionou investimentos em aprendizado de máquina.
De acordo com o site The Information, a Meta teria adiado o lançamento da nova versão do Llama porque, durante o desenvolvimento, o Llama 4 não atingiu as expectativas técnicas da empresa, especialmente em tarefas que exigem raciocínio e habilidades matemáticas.
O relatório acrescenta ainda que a companhia estava preocupada com o fato de o Llama 4 ser menos eficiente que os modelos da OpenAI na realização de conversas com voz em linguagem natural.
Apesar disso, a Meta planeja investir até US$ 65 bilhões neste ano na ampliação de sua infraestrutura de IA, em meio à pressão de investidores para que as gigantes de tecnologia mostrem retorno financeiro sobre seus investimentos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: