window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Luis Mauro Filho', 'page_url': '/mundo/lula-tenta-convencer-putin-a-participar-de-negociacoes-diretas-com-zelensky-em-istambul' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Lula tenta convencer Putin a participar de negociações diretas com Zelensky em Istambul

      Durante escala técnica em Moscou, presidente brasileiro conversa por telefone com líder russo e reforça apoio à retomada do diálogo com a Ucrânia

      Lula e Vladimir Putin - 09/05/2025 (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
      Luis Mauro Filho avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Em meio a esforços diplomáticos para reativar as negociações de paz entre Rússia e Ucrânia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o presidente russo Vladimir Putin durante uma parada técnica em Moscou, no retorno de sua visita oficial à China. 

      Segundo informações do Kommerstant, Lula reiterou o compromisso do Brasil com a promoção do diálogo e incentivou Putin a participar pessoalmente das conversas previstas para 15 de maio em Istambul. 

      A ligação ocorreu após Lula anunciar, em Pequim, a de uma declaração conjunta com o governo chinês em apoio à retomada imediata das negociações diretas entre Moscou e Kiev. O presidente brasileiro afirmou que fará "todo o possível" para contribuir com o sucesso do encontro.

      O Kremlin ainda não confirmou se Putin comparecerá às negociações na Turquia. O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky declarou que só participará das conversas se o líder russo estiver presente, desafiando-o a comparecer pessoalmente.

      A proposta de paz promovida por Brasil e China, que defende a retomada do diálogo e a desescalada do conflito, foi anteriormente rejeitada por Kiev. Zelensky classificou a iniciativa como "destrutiva" e acusou os proponentes de ignorarem a soberania ucraniana. 

      Enquanto isso, líderes ocidentais, como o presidente francês Emmanuel Macron, alertam para o risco de prolongamento da guerra e defendem uma solução negociada. Macron afirmou que "a guerra deve cessar e a Ucrânia deve estar na melhor posição possível para entrar em negociações". 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados