Líderes mundiais e sobreviventes se reúnem na Polônia para comemorar o 80º aniversário da libertação de Auschwitz
Scholz, Zelensky, Macron e rei Charles III estiveram entre os presentes na cerimônia na Polônia
247 - Sobreviventes e líderes globais se reuniram nesta segunda-feira (27) no local do campo de concentração de Auschwitz, no sul da Polônia, para marcar o 80º aniversário de sua libertação das mãos das forças nazistas alemãs pelo Exército Soviético.
A cerimônia contou com a presença de uma série de autoridades internacionais, incluindo o chanceler alemão Olaf Scholz, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, o rei Charles III do Reino Unido, o presidente francês Emmanuel Macron e o presidente polonês Andrzej Duda, além de representantes de aproximadamente 60 países e organizações internacionais.
A Rússia não foi convidada para a cerimônia. Israel enviou o ministro da Educação Yoav Kisch. Líderes dos países foram recentemente alvo de mandados de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI).
Antes da cerimônia, que ocorreu em uma tenda construída sobre o portão do antigo campo de Auschwitz II-Birkenau, os líderes enfatizaram a importância de preservar a memória do Holocausto.
O principal evento de comemoração aconteceu às 16h, horário local. Cerca de 3.000 pessoas, incluindo sobreviventes do Holocausto, seus familiares e líderes mundiais, participaram para homenagear as vítimas e refletir sobre os horrores do Holocausto.
O presidente polonês Andrzej Duda prestou homenagem às vítimas durante a cerimônia, destacando o papel da Polônia na preservação desses locais históricos. "A Polônia cuida desses lugares para proteger a memória, para mantê-la viva, para que as pessoas sempre se lembrem", afirmou. Duda também ressaltou que 27 de janeiro é o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, estabelecido em 2005 pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Ele acrescentou: "Hoje, homenageamos todos aqueles que foram assassinados durante o Holocausto, incluindo mais de 3 milhões de cidadãos poloneses de nacionalidade judaica que foram mortos pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial."
O campo de concentração de Auschwitz foi estabelecido pelos nazistas em 1940. Pelo menos 1,1 milhão de pessoas foram assassinadas no local. Mais de 3 milhões dos 3,2 milhões de judeus da Polônia foram assassinados pelos nazistas.
O campo foi libertado pelo Exército Soviético em 27 de janeiro de 1945, data agora reconhecida globalmente como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
No total, entre 1941 e 1945, a Alemanha nazista e seus colaboradores assam sistematicamente seis milhões de judeus em toda a Europa ocupada pelos alemães, além de ciganos, minorias sexuais, pessoas com deficiência e outros que ofendiam as ideias nazistas de superioridade racial. (Com agências).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: