Líderes da UE planejam cúpula com Xi Jinping em Pequim
A reunião teria como objetivo estreitar os laços com a China diante da guerra comercial iniciada por Donald Trump
247 - Altos funcionários da União Europeia estão planejando visitar a China para uma reunião com o presidente Xi Jinping, informa a Bloomberg. A reunião teria como objetivo estreitar os laços entre os países europeus e o governo chinês diante da guerra comercial iniciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A viagem ocorreria no final de julho. A última cúpula entre os dois lados foi realizada na China, portanto, os oficiais da UE estão quebrando o protocolo com a visita repetida. Em circunstâncias normais, uma delegação chinesa visitaria a Europa.
Nesta sexta-feira (11), durante encontro com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanchez, Xi conclamou a União Europeia (UE) a fortalecer os laços com Pequim e a resistir, em conjunto, ao que classificou como “assédio unilateral”. “China e a UE devem assumir suas responsabilidades internacionais, proteger juntas a globalização econômica (...) e resistir juntas a qualquer assédio unilateral”, declarou.
A China anunciou a elevação de tarifas sobre produtos norte-americanos para até 125%, em resposta direta ao mais recente aumento de tarifas decretado pelos EUA. Desde que Trump voltou ao poder, a ofensiva comercial contra a China se intensificou. As taxas impostas pelos Estados Unidos já alcançam 145%, numa escalada que Pequim ou a tratar como “uma piada”.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: