window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/mundo/hamas-acusa-netanyahu-de-violar-cessar-fogo-e-pede-acao-internacional-urgente' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Hamas acusa Netanyahu de violar cessar-fogo e pede ação internacional urgente

      Movimento palestino responsabiliza governo israelense por nova escalada e cobra medidas da ONU e da Liga Árabe

      Hamas (Foto: REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – O grupo palestino Hamas acusou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, de retomar a "agressão e uma guerra de genocídio" contra civis na Faixa de Gaza, responsabilizando integralmente o governo israelense pelas consequências da nova escalada do conflito. A declaração foi publicada nesta terça-feira (18) em um comunicado oficial do Hamas, segundo a agência de notícias Xinhua.

      "Netanyahu e seu governo carregam a total responsabilidade pelas repercussões da agressão traiçoeira contra Gaza, que tem como alvo civis indefesos sob um bloqueio sufocante e uma política sistemática de fome", afirmou o Hamas no documento.

      A organização acusou Israel de violar deliberadamente o acordo de cessar-fogo, colocando em risco a vida de prisioneiros palestinos detidos na região. Diante disso, apelou a mediadores internacionais para que responsabilizem Israel por descumprir o compromisso firmado. "É preciso interromper imediatamente a agressão", declarou o Hamas.

      O movimento também cobrou a Liga Árabe e a Organização para a Cooperação Islâmica para que "cumpram sua responsabilidade histórica ao apoiar a resistência do povo palestino e tomem medidas urgentes para acabar com o cerco a Gaza". Paralelamente, pediu que as Nações Unidas e o Conselho de Segurança convoquem uma reunião de emergência para obrigar Israel a cessar os ataques e cumprir a Resolução 2735, que prevê o fim das hostilidades e a retirada total das tropas israelenses da Faixa de Gaza.

      A denúncia do Hamas ocorre após o exército israelense lançar uma nova ofensiva aérea sobre Gaza, a primeira grande operação militar desde o início do cessar-fogo, em 19 de janeiro. De acordo com fontes médicas e de segurança palestinas, mais de 200 palestinos foram mortos nos bombardeios.

      A escalada no conflito reacende a pressão internacional por um posicionamento mais firme das grandes potências e de organismos multilaterais para evitar o agravamento da crise humanitária na região.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados